Figurações Contemporâneas Do Espaço Na Literatura

Figurações contemporâneas do espaço na literatura abre-se a uma diversidade de acepções que o conceito de espaço abriga nos objetos e cenários literários contemporâneos. O próprio texto como um espaço espacializante, na sua textualidade como corpo ou na visualidade da escrita, configura um espaço de linguagem.

O contexto cultural e histórico envolve referências e dados situados em determinados momentos que articulam um espaço de relações com o texto literário. O espaço da institucionalização, com as representações de poder, o espaço social, o espaço como paisagem, nas configurações natural, regional, física e psicológica, e o espaço do mito, com suas imagens e sentidos simbólicos, são outras formas de mobilização do conceito. O espaço pictórico, quer como elemento componente da pintura ou como a própria linguagem na composição da escritura, que se vale de técnicas plásticas, também é contemplado, assim como esse tipo de diálogo abriga outros meios e linguagens, como o cinema, a propaganda, a fotografia, nas relações entre as artes.
Há também a possibilidade de se rever o objeto literário, em termos de espacialidade, sob essa perspectiva múltipla do olhar contemporâneo.
Ou seja, no lugar daquele sentido restrito de categoria estrutural, o conceito incorpora uma visão ampla e metafórica, dentro da qual o próprio texto faz emergir uma concepção e função da espacialidade por meio de suas estratégias de construção. Diante de tantas possibilidades de leitura do conceito, o presente livro reúne textos de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto, que abordam aspectos da simbolização espacial em obras literárias que implicam um olhar contemporâneo para essas figurações.
No primeiro texto, Susanna Busato traz uma reflexão sobre a experiência da recusa ou do deslocamento na poesia brasileira contemporânea em “A consciência do zero como a lógica da razão antropofágica da poesia brasileira contemporânea”. A partir da imagem do “vazio” como um espaço de contradições do tempo presente, o ensaio se concentra na poesia de Frederico Barbosa, cuja linguagem poética atua como uma revisão crítica da linguagem que se torna criação, afirmando-se como um processo de invenção.

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Figurações contemporâneas do espaço na literatura abre-se a uma diversidade de acepções que o conceito de espaço abriga nos objetos e cenários literários contemporâneos. O próprio texto como um espaço espacializante, na sua textualidade como corpo ou na visualidade da escrita, configura um espaço de linguagem. O contexto cultural e histórico envolve referências e dados situados em determinados momentos que articulam um espaço de relações com o texto literário. O espaço da institucionalização, com as representações de poder, o espaço social, o espaço como paisagem, nas configurações natural, regional, física e psicológica, e o espaço do mito, com suas imagens e sentidos simbólicos, são outras formas de mobilização do conceito. O espaço pictórico, quer como elemento componente da pintura ou como a própria linguagem na composição da escritura, que se vale de técnicas plásticas, também é contemplado, assim como esse tipo de diálogo abriga outros meios e linguagens, como o cinema, a propaganda, a fotografia, nas relações entre as artes.
Há também a possibilidade de se rever o objeto literário, em termos de espacialidade, sob essa perspectiva múltipla do olhar contemporâneo.
Ou seja, no lugar daquele sentido restrito de categoria estrutural, o conceito incorpora uma visão ampla e metafórica, dentro da qual o próprio texto faz emergir uma concepção e função da espacialidade por meio de suas estratégias de construção. Diante de tantas possibilidades de leitura do conceito, o presente livro reúne textos de docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto, que abordam aspectos da simbolização espacial em obras literárias que implicam um olhar contemporâneo para essas figurações.
No primeiro texto, Susanna Busato traz uma reflexão sobre a experiência da recusa ou do deslocamento na poesia brasileira contemporânea em “A consciência do zero como a lógica da razão antropofágica da poesia brasileira contemporânea”. A partir da imagem do “vazio” como um espaço de contradições do tempo presente, o ensaio se concentra na poesia de Frederico Barbosa, cuja linguagem poética atua como uma revisão crítica da linguagem que se torna criação, afirmando-se como um processo de invenção.

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