Sérgio Luiz Cruz Aguilar & Outros (Orgs.) – A Perspectiva Sul-Americana Das Relações Internacionais

A Perspectiva Sul-Americana Das Relações Internacionais – Os programas de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus de Marília/SP e em Inteligência Estratégica da Universidade Nacional de La Plata (UNLP) versam sobre problemáticas vinculadas às Relações Internacionais em intersecção com as Ciências Sociais.
Ambas apresentam núcleos comuns, cujos eixos focam as relações internacionais globais, a região e suas instituições (Mercosul, Unasul, etc.) e as problemáticas sociais como as novas ameaças, a segurança humana e os direitos humanos relacionadas com políticas públicas a serem instrumentalizadas e analisadas.
Esses núcleos se ocupam dos elementos vinculados com a ciência política, a sociologia, a economia, etc., assinalando um caráter inovador sobre a compreensão da complexidade dos temas que tratam e mostrando a transversalidade disciplinar presente em ambos os programas de pós-graduação.
Entre os anos de 2012 e 2016 o Programa foi realizado em torno do projeto comum intitulado ‘Uma perspectiva Sul-Americana das relações internacionais’ com o objetivo de incrementar as discussões e a produção acadêmica sobre temas convergentes, estabelecer intercâmbio de professores e estudantes de pós-graduação e ampliar as perspectivas do trabalho realizado em ambos os centros de pós-graduação.
O Programa envolveu diversas atividades acadêmicas conjuntas que versaram sobre problemáticas vinculadas às Relações Internacionais em intersecção com as Ciências Sociais.
Em síntese, esta experiência se mostrou como uma ótima oportunidade para reunir professores, pesquisadores e alunos, promovendo o intercâmbio de ideias e experiências, a apresentação e a discussão sobre diversos temas relacionados com as Relações Internacionais e as Ciências Sociais contemporâneas.
A Perspectiva Sul-Americana Das Relações Internacionais apresenta textos resultantes das diversas atividades realizadas por professores da FFC/Unesp e da UNLP e por discentes do PPGCS/Unesp que estiveram, de alguma forma, envolvidos no Programa de Associação de Mestrados e engloba temas de segurança internacional, política argentina, regionalismo, China e meio ambiente.
Esperamos que A Perspectiva Sul-Americana Das Relações Internacionais contribua para o aprofundamento dos estudos e da reflexão sobre os temas apresentados (segurança, política, regionalismo, China, meio ambiente, inserção na economia mundial e ensino) e que as diversas temáticas abordadas instiguem novas pesquisas e debates para melhor pensarmos e compreendermos as relações internacionais a partir de uma perspectiva sul-americana.

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta