Rosane Schotgues Levenfus & Dulce Helena Penna Soares (Orgs.) – Orientação Vocacional Ocupacional

A primeira edição do livro foi muito bem-aceita pelos colegas de todo o Brasil, o que nos deixou muito felizes, pois nosso objetivo de difundir o que há de mais moderno campo da Orientação Profissional estava sendo alcançado. Recebemos inúmeros e-mails de várias regiões com comentários diversos, o que nos trouxe outros questionamentos. Vários convites nos foram feitos para participar de simpósios e congressos, cursos de especialização em Orientação Profissional, matérias de jornais, revistas e televisão, em função deste livro. Em vários lugares do Brasil, comentava-se a qualidade do livro, carinhosamente chamado por alguns de “A Bíblia da OP”. Esta obra foi indicada como bibliografia obrigatória em diversos cursos de Psicologia nas disciplinas de Orientação Vocacional ou Profissional, confirmando mais uma vez o seu alcance.
A modernidade tem feito a vida humana transformar-se de forma muita rápida. O mundo do trabalho vem sofrendo transformações que não eram sequer imaginadas há cerca de 20 ou 30 anos. Assim também a OP tem sido obrigada a considerar todas essas mudanças. Ressaltamos a importância de atualizar este livro e por isso estamos agora apresentando sua 2ª edição.
O processo de reconstrução foi iniciado durante o I Congresso Latino-Americano e o VII Simpósio de Orientação Vocacional Ocupacional organizado pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), em Bento Gonçalves, em 2007. Nessa ocasião, constatamos como nossa área tem se desenvolvido ao vermos novos e antigos colegas apresentando seus trabalhos com questionamentos diferentes. Novas abordagens estão sendo desenvolvidas, diversos testes e instrumentos para a intervenção em Orientação Profissional e de Carreira têm recebido aprovação do Conselho Federal de Psicologia, além de novas pesquisas com resultados surpreendentes na área. Então, não poderíamos deixar de convidá-los a fazer parte deste livro.
Muitos capítulos continuam os mesmos, mas com algumas revisões e alterações que julgamos necessárias.
O livro divide-se em seis partes: a contextualização; os diferentes contextos; as diferentes abordagens; a orientação profissional em situações específicas, finalizando com a apresentação de testes e instrumentos específicos para diagnóstico e intervenção e as técnicas para intervenção em orientação.

Deixe uma resposta