Rogério Neves & Francisco Zampirolli – Processando A Informação

Processando A Informação é indicado para estudantes com alguma experiência em computação, porém, iniciantes em programação de computadores.

Rogério Neves & Francisco Zampirolli – Processando A Informação

Processando A Informação é indicado para estudantes com alguma experiência em computação, porém, iniciantes em programação de computadores.

Os conceitos são introduzidos gradualmente, organizados em capítulos e tópicos, podendo ter o aprendizado adaptado a velocidade e disponibilidade de cada leitor.

Os exemplos apresentados estão em pseudocódigo, permitindo ao estudante compreender primeiro os conceitos fundamentais e escolher uma linguagem a posteriori, ou adotar uma linguagem específica dentre os exemplos apresentados de programas em linguagens convencionais.

O objetivo de Processando A Informação é proporcionar um primeiro contato entre o estudante e uma linguagem formal de programação, focando somente nos conceitos e estruturas fundamentais encontradas em qualquer linguagem de programação.

Para entender o mundo atual, onde a tecnologia nos envolve e tudo ao nosso redor contém pequenas unidades programáveis, é essencial compreender como é feita a programação, operação e comunicação destas máquinas.

Computação ubíqua é um conceito cada vez mais presente em nossas vidas. Testemunhamos uma integração gradual entre a tecnologia e os objetos que nos cercam.

Os computadores, cada vez mais presentes no nosso cotidiano, tendem a desaparecer em meio ao ambiente, distribuídos em utensílios domésticos, ferramentas profissionais e equipamentos de entretenimento, todos interconectados, interativos e reativos ao ambiente e ao usuário.

O termo “Internet das coisas”, ou simplesmente IoT, caracteriza esta transição, onde tudo está sendo conectado. Neste contexto, um indivíduo consciente do funcionamento destes dispositivos inteligentes tem uma clara vantagem, além da familiaridade e fácil adaptação a tecnologias emergentes, ele poderá, eventualmente, até fazer contribuições a elas.

Os interessados em aprimorar seu conhecimento de tecnologia podem usar Processando A Informação como referência para estudos direcionados. Também pode ser usado como complemento para o aprendizado de alguma linguagem de programação específica.

Processando A Informação apresenta uma abordagem lógica da programação de computadores, usando fluxogramas e pseudocódigos, além de alguns exemplos em diferentes linguagens de programação para comparações.

Deixe uma resposta