Roberto Radünz & Vania Herédia (Orgs.) – 140 Anos Da Imigração Italiana No Rio Grande Do Sul
A Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu Programa de Mestrado em História, foi sede do IV Simpósio Internacional e do XII Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros em junho de 2015.
Esse evento, que teve sua primeira edição em 1975, com o intuito de comemorar o centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, abriu um espaço de diálogo com a comunidade italiana e seus descendentes, oferecendo à mesma uma série de estudos que permitisse entender a ação dos italianos e seus feitos no Brasil.
Após muitas edições, o evento que ocorre de cinco em cinco anos tem demonstrado muito vigor nas pesquisas que apresenta e nas relações interinstitucionais que fazem parte dessa iniciativa.
Vale lembrar que, desde a primeira edição, houve a intenção de, além de comemorar a presença dos italianos, no Estado do Rio Grande do Sul, registrar análises que demonstrassem a contribuição do italiano no desenvolvimento do estado.
A iniciativa do governo estadual, de criar uma Comissão do Biênio de Colonização e Imigração, na gestão do governador caxiense Euclides Triches, foi profícua e duradoura.
O I Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros foi prestigiado pela presença de vários intelectuais que pesquisavam sobre o tema, tais como: Octavio Ianni, Thales de Azevedo, José de Souza Martins, Luiz Alberto De Boni, Vitalina Maria Frosi, Ciro Mioranza e Loraine Slomp Giron.
Esse evento deu inicio a uma série de estudos sobre o tema, inclusive na nossa universidade, valorizando a importância da imigração na construção da riqueza da região.
Vinte anos depois dessa primeira iniciativa, foi pensado o “I Simpósio Internacional sobre Imigração Italiana”, que ocorreria junto com o IX Fórum de Estudos Ítalo-Brasileiros.
Os eventos realizados sempre pautaram sobre o tema imigratório, trazendo pesquisas que versavam sobre a produção econômica na região, as práticas culturais, as instituições predominantes, a força religiosa, a política e suas repercussões, os fenômenos linguísticos, a língua e seus desdobramentos, entre tantos temas importantes.
O estudo desses temas proporcionou vários intercâmbios entre instituições estrangeiras que pesquisam sobre o mesmo argumento, tornando esses eventos espaços de socialização do conhecimento produzido pelas diversas instituições de Ensino Superior.

 

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta