Ensino De Ciências E Matemática I

Este livro apresenta, no conjunto de seus capítulos, uma parte das recentes produções do Programa, já aprovadas em bancas examinadoras, tendo como pano de fundo a questão da formação de professores.


No primeiro capítulo, intitulado "Investigação temática na formação de professores de Física e no ensino de Física", os autores apresentam e discutem uma análise do processo e das estratégias de codificação e decodificação que adotam na investigação temática para a obtenção de redes conceituais prévias em Física. Diante dos dados obtidos, buscam a reconstrução racional da história da própria prática e constatam a relevância da investigação temática para inserção da problematização das implicações da relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
No capítulo que segue, os autores de "As atividades de campo no ensino de Ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores" discutem sobre o papel das atividades de campo como estratégia no ensino das Ciências, mais especificamente na Educação Ambiental, em investigação que fizeram com um grupo de professores em uma atividade de campo promovida pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP).
"Formação inicial de professores de Química: formação específica e pedagógica" é o título do próximo capítulo, no qual os autores abordam a formação pedagógica e específica de licenciandos em Química com base em dados e reflexões referentes a um estudo realizado, por meio do qual foi possível identificar problemas em relação à formação inicial dos professores.
Embasados por teorias sociomorais, os autores de  "Ensino de Ciências e Educação Moral: implicações mútuas" argumentam em prol das possibilidades de subsídios mútuos entre o ensino de Ciências e a Educação Moral. Defendem no texto que o ensino de Ciências crítico e desmistificado potencializa o desenvolvimento moral, assim como os princípios teóricos do desenvolvimento também são subsídios para o ensino de Ciências na perspectiva da desmistificação da visão de ciência e construção crítica do conhecimento.
Em "Um estudo exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores", relata-se um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ensino De Ciências E Matemática I

Este livro apresenta, no conjunto de seus capítulos, uma parte das recentes produções do Programa, já aprovadas em bancas examinadoras, tendo como pano de fundo a questão da formação de professores.
No primeiro capítulo, intitulado “Investigação temática na formação de professores de Física e no ensino de Física”, os autores apresentam e discutem uma análise do processo e das estratégias de codificação e decodificação que adotam na investigação temática para a obtenção de redes conceituais prévias em Física. Diante dos dados obtidos, buscam a reconstrução racional da história da própria prática e constatam a relevância da investigação temática para inserção da problematização das implicações da relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
No capítulo que segue, os autores de “As atividades de campo no ensino de Ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores” discutem sobre o papel das atividades de campo como estratégia no ensino das Ciências, mais especificamente na Educação Ambiental, em investigação que fizeram com um grupo de professores em uma atividade de campo promovida pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP).
“Formação inicial de professores de Química: formação específica e pedagógica” é o título do próximo capítulo, no qual os autores abordam a formação pedagógica e específica de licenciandos em Química com base em dados e reflexões referentes a um estudo realizado, por meio do qual foi possível identificar problemas em relação à formação inicial dos professores.
Embasados por teorias sociomorais, os autores de  “Ensino de Ciências e Educação Moral: implicações mútuas” argumentam em prol das possibilidades de subsídios mútuos entre o ensino de Ciências e a Educação Moral. Defendem no texto que o ensino de Ciências crítico e desmistificado potencializa o desenvolvimento moral, assim como os princípios teóricos do desenvolvimento também são subsídios para o ensino de Ciências na perspectiva da desmistificação da visão de ciência e construção crítica do conhecimento.
Em “Um estudo exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores”, relata-se um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação Básica, que visou o desenvolvimento profissional quanto à prática de ensino de conteúdos relacionados à Astronomia.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog