Com o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física.
O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina.
Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar.
Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física.

O site pede cadastro. É fácil, rápido e vale a pena.

Deixe uma resposta