Richard Tarnas – A Epopeia Do Pensamento Ocidental: Para Compreender As Ideias Que Moldaram Nossa Visão De Mundo
Este livro apresenta uma concisa narrativa histórica da visão de mundo ocidental, dos gregos antigos à pós-modernidade.
Minha intenção é proporcionar, nas limitações de um volume único, um relato coerente da evolução do pensamento ocidental e sua concepção mutante da realidade.
Os recentes progressos em diversas frentes — na filosofia, na psicologia profunda, nos estudos religiosos e na história da ciência — lançaram nova luz sobre essa notável evolução.
Assim, a narrativa histórica aqui exposta foi imensamente influenciada e enriquecida por esses avanços; no final, dela extraí material para propor uma nova perspectiva para a compreensão da história intelectual e espiritual de nossa cultura.
Muito se ouve falar hoje sobre a derrocada da tradição ocidental, o declínio da educação liberal, a perigosa ausência de um alicerce cultural para lutar com os problemas contemporâneos.
Em parte, essas preocupações refletem a insegurança e a nostalgia diante de um mundo que se modifica muito rapidamente. No entanto, elas também refletem uma necessidade legítima; A Epopeia Do Pensamento Ocidental se dirige ao número crescente de homens e mulheres ponderados que reconhecem esta necessidade.
Como o mundo moderno chegou à situação atual? Como o pensamento moderno chegou às ideias fundamentais e aos princípios funcionais que hoje influenciam tão profundamente o mundo?
Estas são questões prementes para o nosso tempo; para abordá-las devemos recuperar nossas raízes — não sem uma reverência desprovida de crítica em relação às visões de mundo e valores do passado, mas antes para descobrir e integrar as origens históricas de nossa própria era.
Acredito que somente recordando não apenas as fontes mais profundas, mas também nossa visão de mundo atual, podemos ter a esperança de obter a necessária consciência para lidar com dilemas do presente.
Assim, a história cultural e intelectual do Ocidente pode servir como educação preparatória para as dificuldades que enfrentamos hoje. Com A Epopeia Do Pensamento Ocidental, espero tornar uma parte essencial dessa história mais acessível ao público-leitor em geral.

   

 

 

Camisa Drummond

Deixe uma resposta