No aniversário dos 114 anos do nascimento de Theodor W. Adorno, a sua proposta de crítica (negativa) social, pautada no desvelamento das condições que impedem o sujeito agir como tal, se apresenta como uns dos mecanismos necessários para compreensão e crítica do atual contexto, tanto nacional, quanto internacional.
Nessa medida, revisitá-lo é fundamental para que se compreenda adequadamente o presente. Com esse intuito, reuniremos importantes pensadores contemporâneos, em nível nacional e internacional, para apresentarem e discutirem a atualidade da crítica de Adorno a partir das cinco principais temáticas abordadas por Adorno: “Estética, música e literatura”, com os professores Prof. Dr. Fábio Akcelrud Durão (UNICAMP) e Prof. Dr. Martin Niederauer (Fakultät Gestaltung Würzburg – FHWS); “Formação, Experiência formativa e Educação” com Prof. Dr. Bruno Pucci (UNIMEP) e Prof. Dr. José Antônio Zamora (CCHS-Madrid); “Dialética negativa, materialismo e filosofia moral” com o Prof. Dr. Douglas Garcia Alves Júnior (UFOP) e Prof. Dr. Eduardo Soares (UFMG) e o Prof. Dr. Verlaine Freitas (UFMG), e, por fim, “Indústria cultural, Violência Institucional e reificação” com o Prof. Dr. Salo de Carvalho (UFRJ) e o Prof. Dr. Silvio César Camargo (UNICAMP).
Além destas mesas temáticas, contaremos com duas grandes conferências: a inicial com o Prof. Dr. Christoph Türcke (Uni. Leipzig) e de encerramento com o Prof. Dr. Andreas Gruschka (Uni. Frankfurt).
O presente livro foi idealizado como parte integrante de uma coleção de três volumes, pensada como registro do I Congresso Internacional Theodor W. Adorno: a atualidade da crítica, realizado na PUCRS, de 11 a 14 de setembro de 2017, como comemoração ao aniversário de 114 anos do nascimento do filósofo. Este segundo volume da coleção reúne textos dos comunicadores que apresentaram suas pesquisas durante o evento, todos com estudos em torno da obra adorniana.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

 

 

 

 

 

Baixe o Vol. I aqui.

Deixe uma resposta