Os Franceses – Terra de pães, queijos e vinhos maravilhosos, mas também de paradoxos, a França convive com imagens contraditórias a seu respeito. é verdade que os franceses fizeram a revolução da “liberdade, igualdade e fraternidade” – base da democracia moderna; sua História, contudo, registra discriminação contra diversas minorias.
A excelência dos seus perfumes parece se contrapor à ideia de que o banho não passa de um mal esporadicamente necessário. Paris é a cidade mais visitada do mundo, mas seus habitantes parecem detestar turistas. O culto à comida é quase uma idolatria nacional, a manteiga é usada por toneladas, mas os franceses não engordam, nem têm altas taxas de colesterol.
Quem são, afinal, esses franceses? Descendentes belicosos de Asterix, grosseirões bigodudos ou um povo refinado de degustadores de boa comida, boa bebida e cultura de alto nível?
Neste livro sedutor, o cientista social Ricardo Corrêa Coelho desvenda o caráter, os valores, o modo de vida dos franceses e sua relação com seus vizinhos e visitantes.
Sofisticados, refinados e cultos; mal-humorados, briguentos e pretensiosos. Inventivos, exuberantes e sedutores; reprimidos, melancólicos e saudosistas. Revolucionários, irrequietos e universalistas; conservadores, reacionários, chauvinistas e xenófobos. Todas essas características contraditórias compõem o espírito dos franceses, formando um povo sui generis. Aqueles que veem, em primeiro lugar, suas características positivas, costumam admirá-los. Já os que enxergam antes o lado negro da sua alma tendem a desgostar deles. Mas raros são os que permanecem indiferentes ao seu caráter e forma de ser.
Definitivamente, os franceses não são um povo insosso, assim como não é insossa a sua comida, nem apática a sua vida política e muito menos desprezível a sua colaboração para a filosofia, a ciência, a literatura e as artes.
Aos pouco iniciados, Os Franceses oferece uma visão abrangente dos diversos aspectos da história e da cultura francesas, e aos que já têm um maior conhecimento e intimidade com o país e o seu povo ele apresenta novas e atualizadas informações.

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta