Regina Simon Da Silva & Samuel Anderson De O. Lima (Orgs.) – Literatura Hispânica Em Pauta
Este livro traz um conjunto de estudos realizados por especialistas da literatura hispânica, pertencentes a várias instituições de ensino superior do país, e foi pensado com o objetivo de reunir trabalhos que discutam temáticas abordadas por esses especialistas em suas áreas de atuação.
Procuramos agrupar os estudos a partir de pautas buscando aproximação entre eles. Sendo assim, o livro se organiza em três pautas, cada uma com três capítulos: a primeira agrupa trabalhos referentes à Idade Média e ao Barroco hispânico; a segunda agrupa trabalhos que discutem aspectos de teoria literária de obras do mundo hispânico; e a última apresenta análises de obras poéticas.
Em Neptuno Alegórico: espelho de príncipe iconográfico e manual de conselhos emblemático , Leila Maria de Araújo Tabosa faz uma leitura crítica da poética de Sor Juana Inés de la Cruz, a monja mexicana, buscando entender a palavra-discurso, por meio da leitura de emblemas.
No artigo A representação feminina em La Celestina: perfis e discursos, Regina Simon da Silva e Maria Nilza Carlos de Oliveira Candido observam na obra os estereótipos mais comuns da representação feminina: o positivo, em que a mulher é retratada como um anjo, um modelo virtuoso de mulher a ser seguido e o negativo, no qual a mulher é retratada como um demônio, representa uma ameaça à estrutura social estabelecida e, como tal, deve ser eliminada.
Além desses perfis, as autoras salientam que em La Celestina surge também uma terceira possibilidade, a mulher que busca expressar-se com sua própria voz e que é capaz de questionar sobre a sua existência, representada pela figura de Melibea.
Em O sagrado e o profano em Los Milagros de Nuestra Señora de Gonzalo de Berceo, Samuel Anderson de Oliveira Lima busca apresentar ao leitor uma visão barroco/medieval do texto poético de Gonzalo de Berceo, observando detidamente as marcas do profano e do sagrado num texto do século XIII na Espanha.

 

Camisa “Espere Eu Acabar Esse Capítulo!”

Deixe uma resposta