Raquel Recuero – Introdução À Análise De Redes Sociais Online
A Análise de Redes Sociais constitui-se em uma abordagem de pesquisa cuja popularidade tem aumentado nos últimos anos, de modo particular, entre os pesquisadores da área de Comunicação.
Com a disponibilidade cada vez maior de dados de interações sociais nas ferramentas de mídia social e, de modo particular, com a publicação das estruturas sociais nessas ferramentas, a Análise de Redes Sociais (juntamente com a representação dessas redes por grafos) e o estudo dessas estruturas passaram a receber mais atenção.
É nesse âmbito que várias obras, entre artigos e livros, vêm surgindo e introduzindo o estudo dessas estruturas a partir da análise de redes e da compreensão da representação dessas redes sociais na internet.
Este livro é uma pequena compilação dos principais conceitos e elementos para a compreensão e a aplicação da Análise de Redes Sociais. Destina-se, principalmente, a estudantes que desejam começar seus trabalhos e, de modo particular (embora não exclusivo), àqueles que desejam fazer pesquisas com dados de mídia social.
É um livro que busca ser um guia introdutório e simplificado de conceitos, práticas e formas de análise. Também por conta disso, junto aos conceitos, há muitos exemplos, buscando tornar mais compreensível um assunto que é deveras complexo.
Fórmulas matemáticas e conceitos teóricos densos foram simplificados e explicitados de modo a permitir o entendimento da proposta. Assim, o norte desta obra está na busca das aplicações empíricas e no aprendizado pela prática.
Boa parte dos fundamentos do que está exposto neste material encontra-se em obras anteriores. O que se faz aqui, portanto, é uma revisitação a alguns conceitos básicos já defendidos e sua discussão de forma mais direta e mais relacionada a aplicações empíricas.
Dentro desta ideia, a estrutura deste livro está baseada em perguntas e respostas. Cada capítulo inicia-se com uma questão-chave que será respondida no decorrer do texto.
O encadeamento do texto, assim, está estruturado de modo a entrar aos poucos nas questões-chave, fornecendo as bases para a compreensão de como fazer análise de redes e a seguir, trazendo elementos complementares.
Nos últimos capítulos, buscamos trazer os conceitos teóricos e os dados empíricos trabalhados nos exemplos.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta