Paulo Sergio Tumolo – Trabalho E Capital Na Virada Do Milênio
Os textos que compõem Trabalho E Capital Na Virada Do Milênio foram publicados separadamente em diversos veículos e em variados momentos.
Decidi reuni-los agora porque eles tratam de temas correlatos e têm um elo que os interliga, a saber, a abordagem acerca da relação entre capital e trabalho na virada do milênio.
Além disso, há uma razão especial. Como se verá, no capítulo dois faço uma revisão crítica de alguns elementos analíticos que aparecem no primeiro capítulo, ou seja, ele expressa uma autocrítica, e, por isso, tinha um forte desejo de que os dois textos estivessem reunidos em uma mesma publicação.
Trabalho E Capital Na Virada Do Milênio está estruturado em dois blocos de assuntos. No primeiro deles, calçado no referencial do materialismo histórico, busco compreender algumas características concernentes à conformação do capitalismo no período contemporâneo, principalmente por meio da abordagem da relação entre os chamados centro e periferia do sistema.
No segundo bloco apresento os resultados de pesquisas sobre duas experiências da classe trabalhadora, ou melhor, sobre as trajetórias histórico-políticas de duas centrais sindicais mais expressivas de seus respectivos países, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Brasil e as Comisiones Obreras (CCOO) da Espanha. Todas essas temáticas foram desenvolvidas ao longo dos capítulos de Trabalho E Capital Na Virada Do Milênio.
O leitor certamente notará que muitos dos temas tratados em Trabalho E Capital Na Virada Do Milênio são deveras polêmicos, não havendo consenso sobre eles nem no interior do referencial teórico-político marxista.
Ao contrário de se constituir como um problema, a polêmica é um procedimento necessário para o debate de ideias e de posições, condição sine qua non para a construção de um conhecimento mais complexo e profundo da realidade, que é uma das armas mais poderosas que temos para a elaboração de uma estratégia de transformação revolucionária do sistema do capital.
Com esse sentido, ofereço, em Trabalho E Capital Na Virada Do Milênio, minhas modestas contribuições.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta