Debate Sobre Marxismo E Anarco-Marxismo – A presente coletânea de textos são a retomada de alguns artigos do início da década de 90 e um debate posterior, ocorrido em 2003.
O primeiro texto, Quem Tem Medo da Utopia, foi publicado na Revista Brasil Revolucionário, Ano II, Nº 07. Trata-se de um texto polêmico sobre a situação do marxismo e do socialismo naquele contexto, pouco tempo após a queda do muro de Berlim (1989). O texto polemiza com algumas concepções de marxismo e socialismo clássicas e algumas contemporâneas. O texto aqui publicado foi revisado, apresentando apenas mudanças formais.
O segundo texto, A Democracia Burguesa Como Valor Universal, foi publicado originalmente na Revista Brasil Revolucionário, Ano II, Nº 08. Trata-se de outro texto polêmico, agora referente a ideologia da democracia burguesa como valor universal, focalizando principalmente a tese do cientista político Carlos Nélson Coutinho. O texto foi revisado apenas do ponto de vista formal, embora hoje algumas teses apresentadas, principalmente a referente à participação na democracia representativa, tenha sido abandonada em meus escritos posteriores, não foi reformulada devido a crítica que lhe foi endereçada e que está no texto posterior, intitulado Crítica ao Anarco-Marxismo, de Carlos Moreira.
Este texto foi divulgado em 2003 num site da Internet e segundo o autor foi escrito em 1992. O último texto é justamente minha resposta a este artigo, Marxismo e Anarquismo – A Anticrítica, escrito em 2003, e encerra a presente coletânea.
Qual a razão da publicação destes textos nos dias de hoje? Em primeiro lugar, a contribuição a um debate que ainda é atual, referente ao marxismo, ao socialismo, ao problema da democracia burguesa e do anarquismo. Em segundo lugar, a disponibilização de textos que hoje são de difícil acesso – no caso, os dois primeiros, embora os outros textos, disponibilizados na Internet, também não são tão facilmente acessíveis e precisam, para um julgamento mais adequado, da acessibilidade dos dois anteriores. Em terceiro lugar, esta é uma coletânea em construção, no qual, caso haja desdobramentos do debate, novos ensaios poderão ser acrescentados, criando uma ideia de inacabamento do debate, sempre prosseguindo e colocando em questão novos pontos de vistas, novos aspectos, novas questões.

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta