Nelly Novaes Coelho – Literatura: Arte, Conhecimento E Vida
Neste livro, a autora apresenta a literatura como ponto de partida e eixo norteador para a reforma do sistema educacional brasileiro.
Analisa a nova literatura para crianças, que surgiu no Brasil na década de 1970; a produção literária feminina no país; e a poesia de Fernando Pessoa como expressão metafórica da grande crise do conhecimento que eclodiu no início do século XX.
Está aqui registrada, em linguagem clara e sintética, grande parte do rico percurso de pesquisa de uma das mais respeitadas estudiosas da Literatura na universidade brasileira.
Neste livro, Nelly Novaes Coelho nos apresenta a Literatura como ponto de partida e eixo norteador para a reforma do sistema educacional brasileiro, um verdadeiro “fio de Ariadne” capaz de integrar as mais diferentes áreas do conhecimento humano.
Lembrando-nos o poeta português Fernando Pessoa, a produção literária feminina e a literatura infanto-juvenil em ensaios críticos de natureza singular, Nelly vai aos poucos desvendando ao leitor novas perspectivas dessa linguagem artística como forma de conhecimento do homem e do mundo, e como laboratório e escola da grande complexidade humana, acentuada pela crise de paradigmas e pela falência das ideologias neste limiar de século.
Sob a óptica da complexidade, este livro nos conduz à compreensão da Literatura como um poderoso rastreador da história de vida e de mundo traçada até aqui por homens e mulheres que entregaram à expressão literária a tarefa de registrar seu pensamento e seus valores e acabaram por construir um fio condutor que nos permite entender, em meio ao caos atual, um pouco de nossa identidade cultural.
O livro registra um trabalho teórico e prático de longos anos, abordada de maneira abrangente, clara e sintética, marca registrada da autora.
A literatura é também aqui enfocada como linguagem artística, como forma de conhecimento do homem e do mundo, além de ser uma proposta de ponto de partida para a reforma do sistema educacional brasileiro.

 

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta