Ministério Do Meio Ambiente – Programa Municípios Educadores Sustentáveis

Programa Municípios Educadores Sustentáveis – O meio ambiente compreende não só a natureza com seus diferentes elementos vegetais, minerais e animais, como também os espaços construídos e habitados por nós, sejam urbanos ou rurais e que constituem o meio em que vivemos, nossa casa, nossa cidade, nosso município, nossa região, nosso planeta.
Desse modo, o planejamento que busca a proteção da natureza e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, inclusive das gerações futuras, pode ser chamado de socioambiental, abordagem que orienta cada vez mais as políticas ambientais em nosso país.
O caráter transversal da questão socioambiental faz com que ela extrapole a ação dos órgãos ambientais, passe por todos os programas de gestão local e envolva a sociedade que, por sua vez, reivindica participação nas decisões do poder público.
Nesse contexto, o Programa Municípios Educadores Sustentáveis propõe promover o diálogo entre os diversos setores organizados, colegiados, com os projetos e ações desenvolvidos nos municípios, bacias hidrográficas e regiões administrativas.
Ao mesmo tempo, propõe dar-lhes um enfoque educativo, no qual cidadãs e cidadãos passam a ser editores/educadores de conhecimento socioambiental, formando outros editores/educadores, e multiplicando-se sucessivamente, de modo que o município se transforme em educador para a sustentabilidade.
Municípios Educadores Sustentáveis são municípios voltados à construção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação, materializando medidas que viabilizem a formação de seus munícipes para atuarem cotidianamente na construção de meios, espaços e processos que avancem na direção da sustentabilidade.
No programa, as políticas ambientais saem dos distantes espaços das administrações federal, estadual e municipal, e chegam ao munícipe que, contribuindo para a construção de uma comunidade equilibrada e sustentável, compartilha da responsabilidade e do poder de decisão.
O Selo Município Educador Sustentável foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de fomentar nas comunidades, municípios, bacias hidrográficas e regiões administrativas, a educação como ferramenta de construção de uma sustentabilidade socioambiental.
Na cartilha Municípios Educadores Sustentáveis, é possível saber um pouco mais sobre as justificativas, as vantagens da adesão e as etapas de implementaçãodo programa. O leitor também encontra sugestões de iniciativas a serem cumpridas como parte da adesão e os resultados e indicadores que poderão ser certificados aos municípios.

 

Camisa O Livro E A Fantasia

Deixe uma resposta