Miguel Sanches Neto – A Bicicleta De Carga E Outros Contos

Por trás de uma aparência familiar, cotidiana, as histórias que o paranaense Miguel Sanches Neto conta em A Bicicleta De Carga E Outros Contos revelam as múltiplas facetas da experiência humana e a dificuldade de comunicação que marca os relacionamentos entre homens, mulheres, pais e filhos.

Um turista na Espanha acaba se tornando amigo de um casal de brasileiros: a possibilidade de um triângulo amoroso se insinua o tempo inteiro, mas pode muito bem ser algo imaginário, assim como a paixão de um fazendeiro de origem holandesa por uma famosa socialite, que ele conhece através de um quadro.

Em A Bicicleta De Carga E Outros Contos, proliferam-se narrativas de amores que não se concretizam, e de desejo sexual que, para além do prazer, traz angústia.

Exercendo pleno domínio das formas breves, Miguel Sanches Neto constrói aqui uma série de situações verossímeis em sua sordidez de detalhes envolvendo personagens que compartilham uma profunda e desoladora solidão.

Em A Bicicleta De Carga E Outros Contos, o que está em jogo é o caráter ambíguo e opaco da linguagem. É através de tudo o que não se revela que as criaturas a quem o autor deu vida mostram-se tão humanas.

Miguel Sanches Neto nasceu em 1965, em Bela Vista do Paraíso, norte do Paraná. Em 1969, mudou-se para Peabiru, onde passou a infância. Doutor em letras pela Unicamp, é autor de romances como Chove sobre Minha Infância, Um Amor Anarquista e A Primeira Mulher, e do livro de contos Hóspede Secreto.

Desde 1994, é colunista do jornal curitibano Gazeta do Povo. Recebeu o Prêmio Cruz e Sousa (2002) e o Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Mora em Ponta Grossa, Paraná.

 

Caneca Pedra No Caminho | Borda & Alça Colorida

Deixe uma resposta