Michel Foucault – História Da Sexualidade III: O Cuidado De Si
História da sexualidade é um estudo em três tomos sobre a sexualidade no mundo ocidental escrito pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault.
O primeiro tomo, A Vontade Se Saber, foi publicado pela primeira vez em 1976 pela editorial Gallimard. Foi seguido de O Uso Dos Prazeres e O Cuidado De Si ambos publicados em 1984.
O quarto tomo que seria “Os prazeres da carne” não chegou a ser concluído e como Michel Foucault deixou manifesta em testamento a vontade de que nenhum de seus textos inacabados fossem publicados, o conteúdo do quarto tomo nunca foi divulgado.
O tomo I analisa as idéias de Foucault quanto à “hipótese repressiva”, a ideia que a sociedade ocidental teria suprimido a sexualidade desde o século XVII até meados do século XX.
Ele argumenta que esta hipótese é uma ilusão e que na realidade os discursos sobre a sexualidade proliferaram durante este período. Continua argumentando que neste momento os especialistas começam estudar a sexualidade de forma científica, classificando os diversos tipos de sexualidade e incentivando as pessoas a confessarem seus sentimentos e condutas sexuais, todo com o desejo de conhecer a “verdade” sobre o sexo.
Foucault estava interessado na criação do sujeito e na forma como o indivíduo é constituído. Em História Da Sexualidade ele argumenta que no mundo ocidental, durante os séculos XVIII e XIX, a identidade das pessoas começa a estar cada vez mais ligada à sua sexualidade.
O uso dos prazeres assinala uma importante transformação na história.Conservando o objetivo de investigar como nasce, nas sociedades ocidentais modernas, a noção de sexualidade.
Em História Da Sexualidade III: O Cuidado De Si, o leitor vai entender como a questão da verdade e o princípio do conhecimento de si se desenvolvem nas práticas de ascese. Precisamos procurar saber por que o culto a si mesmo desenvolveu-se até se transformar no que vemos hoje.

Paul-Michel Foucault nasceu em Poitiers, França, em 15 de outubro de 1926.
Em 1946 ingressa na École Normale Supérieure, onde conhece e mantém contato com Pierre Bourdieu, Jean-Paul Sartre, Paul Veyne, entre outros.
Em 1949, Foucault conclui sua Licenciatura em Psicologia e recebe seu diploma em Estudos Superiores de Filosofia, com uma tese sobre Hegel, sob a orientação de Jean Hyppolite.

   

 

 

Camisa “E Viva A Diferença!”

Deixe uma resposta