Mark Twain – As Aventuras De Huckleberry Fin

As Aventuras De Huckleberry Fin – Lançado em 1885 como sequência de As aventuras de Tom Sawyer (1876), a história de Huckleberry Fin, no entanto, ganhou autonomia: é unanimemente considerada a obra-prima de Mark Twain e mudou para sempre o imaginário dos Estados Unidos.
Para se livrar do pai bêbado e violento, Huckleberry Fin se refugia em uma pequena ilha do rio Mississippi, onde se alia com Jim, um escravo fugido. Em busca de liberdade, a inusitada dupla se lança numa viagem pelo leito do rio, às margens da sociedade pré-Guerra Civil.
Marco fundador da narrativa estado-unidense, As Aventuras De Huckleberry Fin registrou a fala comum da gente simples e inaugurou a tradição – central das artes americanas – do anti-herói jovem e espirituoso que, graças à condição de desajustado, goza de uma visão privilegiada do mundo. Muitas vezes alvo de polêmicas, Huckleberry Fin não cessa de suscitar reflexões sobre o absurdo da humanidade.
As Aventuras De Huckleberry Fin foi originalmente escrito para ser um livro-irmão de As aventuras de Tom Sawyer. Planejado em um período de sete anos, tem sido altamente elogiado desde que foi lançado – um de seus críticos, Ernest Hemingway, acreditava que “toda a literatura americana moderna se origina em um livro escrito por Mark Twain, chamado Huckleberry Fin… Não havia nada antes. Não há nada tão bom desde lá”.
As Aventuras De Huckleberry Fin, que parecia só uma obra para jovens, constituía na realidade uma fábula da América que se urbanizava e industrializava enfrentando o sonho de uma vida na liberdade da natureza. “Huck” representava muitas das aspirações da sociedade americana, com as quais o público facilmente se identificou.
Entre seus dois livros mais conhecidos, Twain publicou, em 1882, The Prince and the Pauper (O Príncipe E O Mendigo), igualmente amado pelo público; passado na Inglaterra, em meados do século XVI, trata-se de uma incursão do autor no domínio do romance histórico e representa uma grande mudança em relação à ambientação do Sul dos Estados Unidos encontrada nos outros dois livros.

 

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta