Escrever É Preciso: O Princípio Da Pesquisa

Na história das idéias pedagógicas no Brasil, o pensamento e a obra de Mario Osório Marques ainda não receberam a atenção compatível com a sua importância. Certamente por ter este pensador exercido a sua reflexão longe dos centros que fazem a história

, isto é, na Faculdade de Filosofia e, depois, na Universidade de Ijuí (Unijuí), região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde publicou a maior parte de seus livros e artigos, suas idéias não tiveram a oportunidade de circular e de serem colocadas em debates em toda a amplitude da comunidade educacional brasileira. Por este motivo, a reedição de suas obras pelo Inep, com o apoio da Unijuí e da Unesco, não só já se tornava necessária, como também sobressai como oportuna devido ao crescente reconhecimento público da educação como um bem comum que pode ajudar o País a realizar algumas de suas aspirações históricas mais relevantes.
Não se trata somente de prestar homenagem a um grande educador que já se foi, mas, sobretudo, de colocar à disposição dos estudiosos da educação brasileira um acervo de idéias e de reflexões da melhor qualidade, nascidas ao meio do diálogo entre a teoria e a prática, na permanente "busca de respostas às indagações muito existenciais de educador impelido a entender, para melhor realizá-las, as tarefas em que se empenha", para usar as palavras do próprio Mario Osório Marques.
Queria uma pedagogia concebida e construída na dialética das experiências com as lições que dela se extraem, em sua tríplice dimensão hermenêutica, crítico-reflexiva e instrumental. Disso decorria o seu ideal de formação do educador. Queria um professor que pensasse e refletisse sobre sua realidade e que fosse capaz de presidir um ato pedagógico transformador.
No marco dessas idéias, ele analisa e pensa a experiência da Universidade de Ijuí - a universidade emergente, onde foi engendrado um modelo alternativo de instituição universitária, ou seja, o da universidade comunitária, que constitui na atualidade um dos melhores caminhos éticos para a formação da juventude, que busca na educação superior um itinerário de perspectivas em face das hesitações e dúvidas existentes.

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Na história das idéias pedagógicas no Brasil, o pensamento e a obra de Mario Osório Marques ainda não receberam a atenção compatível com a sua importância. Certamente por ter este pensador exercido a sua reflexão longe dos centros que fazem a história, isto é, na Faculdade de Filosofia e, depois, na Universidade de Ijuí (Unijuí), região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde publicou a maior parte de seus livros e artigos, suas idéias não tiveram a oportunidade de circular e de serem colocadas em debates em toda a amplitude da comunidade educacional brasileira. Por este motivo, a reedição de suas obras pelo Inep, com o apoio da Unijuí e da Unesco, não só já se tornava necessária, como também sobressai como oportuna devido ao crescente reconhecimento público da educação como um bem comum que pode ajudar o País a realizar algumas de suas aspirações históricas mais relevantes.
Não se trata somente de prestar homenagem a um grande educador que já se foi, mas, sobretudo, de colocar à disposição dos estudiosos da educação brasileira um acervo de idéias e de reflexões da melhor qualidade, nascidas ao meio do diálogo entre a teoria e a prática, na permanente “busca de respostas às indagações muito existenciais de educador impelido a entender, para melhor realizá-las, as tarefas em que se empenha”, para usar as palavras do próprio Mario Osório Marques.
Queria uma pedagogia concebida e construída na dialética das experiências com as lições que dela se extraem, em sua tríplice dimensão hermenêutica, crítico-reflexiva e instrumental. Disso decorria o seu ideal de formação do educador. Queria um professor que pensasse e refletisse sobre sua realidade e que fosse capaz de presidir um ato pedagógico transformador.
No marco dessas idéias, ele analisa e pensa a experiência da Universidade de Ijuí – a universidade emergente, onde foi engendrado um modelo alternativo de instituição universitária, ou seja, o da universidade comunitária, que constitui na atualidade um dos melhores caminhos éticos para a formação da juventude, que busca na educação superior um itinerário de perspectivas em face das hesitações e dúvidas existentes.

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