Mariarosaria Fabris & Outros (Orgs.) – Estudos Socine De Cinema III
De 7 a 11 de novembro de 2001, a SOCINE realizou seu V Encontro Anual Estudos Socine De Cinema, em que pesquisas relativas ao setor audiovisual, em termos gerais, e, mais especificamente, ao campo cinematográfico foram apresentadas e amplamente debatidas.
Como nos encontros anteriores, o espectro dos argumentos tratados foi bastante variado, demonstrando a vitalidade das reflexões sobre as manifestações em imagem e som e o crescente interesse de outras áreas do saber pelo cinema, num intercâmbio profícuo que vem crescendo a cada ano.
Do cinema brasileiro foram abordados tanto temas que podemos considerar clássicos- como estudos relativos a Humberto Mauro, a Glauber Rocha ou ao cinema nacional dos anos 1950-1960 -, quanto temas contemporâneos, entre os quais a produção recente (muitas vezes em seu saudável diálogo com o passado) e reflexões sobre a construção do nacional, algumas delas nascidas das comemorações dos 500 anos.
As políticas cinematográficas nacionais também foram facadas, assim como foram debatidos os novos rumos que o ensino de cinema está tomando em nossas universidades.
No que diz respeito ao cinema internacional, ao lado de estudos sobre cinematografias sempre presentes nos encontros da SOCINE, começaram a ganhar maior visibilidade pesquisas sobre o cinema italiano e sobre a produção latino-americana.
As relações entre literatura e cinema foram ainda objeto de investigação, assim como a troca de experiências com o campo televisivo ou com outros suportes, seja em termos narrativos, seja em termos de inovações tecnológicas.
Etnografia, antropologia, ciências sociais e história são outras áreas que cada vez mais se debruçam sobre o campo cinematográfico para formular novas questões, principalmente ao examinarem documentários.
Este volume reúne a maior parte das comunicações apresentadas no V Encontro Anual Estudos Socine De Cinema e, com mais esta coletânea, a SOCINE espera continuar a contribuir para o debate sobre o complexo e compósito universo dos estudos cinematográficos em seu sentido mais amplo.

 

Camisa “E Viva A Diferença!”

Deixe uma resposta