História E Cinema examina as relações entre cinema e história e pensa o filme como documento de discussão de uma época e seu estatuto como objeto de cultura
História E Cinema examina as relações entre cinema e história e pensa o filme como documento de discussão de uma época e seu estatuto como objeto de cultura

Maria Helena Capelato & Outros (Orgs.) – História E Cinema: Dimensões Históricas Do Audiovisual

História E Cinema é uma coletânea de textos de pesquisadores da área de história e de audiovisual, dedicada a examinar as relações entre cinema e história e de pensar o filme como documento de discussão de uma época e seu estatuto como objeto de cultura.

História E Cinema tem ainda como objetivo discutir o lugar ocupado pelo cinema – e hoje também pela televisão – não apenas na representação do passado, mas também na própria pesquisa histórica, além de sua importância na veiculação de valores, projetos e ideologias.

A invenção do cinematógrafo, no final do século XIX, constitui um marco da história mundial. Os feixes de luz e de sombras projetados em um horizonte que se descortinava, consolidaram o cinema na expressão artística por excelência do século XX.

Pelo seu grande impacto social e cultural, o cinema foi objeto de análise e reflexão já nas primeiras décadas de sua existência, no início do século XX. Esta tradição pode ser caracterizada como Formativa, pois não havia precedentes na sua realização.

Seguiram-se diversas correntes escolas, contudo, somente nos 1970, o cinema deixa de ser, nas palavras de Marc Ferro, “uma atração de quermesse”, para entrar no rol de fontes valorizadas pelo historiador.

Nas décadas seguintes, diversas cátedras e centros de pesquisa com foco no cinema se constituíram na Europa e nos EUA. Somente no século XXI, essa “nova onda” começa derrubar suas espumas de forma mais abrangente nas instituições acadêmicas brasileiras.

Nos dias atuais, diversos pesquisadores e professores incorporaram o cinema ao seu métier, mas ainda há um vasto caminho a ser percorrido e preenchido.

É dentro deste contexto que se destaca a publicação da segunda edição da obra História E Cinema. Organizado por professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e da Escola de Cinema, da Universidade de São Paulo, esta obra conta com o trabalho de autores de diversas universidades e instituições de todo Brasil.


Deixe uma resposta