Marcos Francisco Martins (Org.) – Lutas Sociais Em Sorocaba/SP Ontem E Hoje: Greve Geral De 1917, Embate Antifascista De 1937 E Mobilizações Atuais

As lutas sociais têm sido objetivo de investigação em vários campos científicos, mas as que se efetivaram e se efetivam em Sorocaba/SP ainda são incipientes nos estudos e nas pesquisas das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.

Elas se apresentam como objeto a ser rigorosamente investigado, isto é, são desconhecidas em muitos aspectos, embora guardem potencial civilizatório de enorme monta, pois desempenharam e desempenham papel fundamental na construção do estado democrático de direito, que está por ser consolidado no Brasil.

Num estado campeão do reacionarismo nacional como é, de fato, o estado de São Paulo, é muito bom receber a brisa de ar renovado das lutas sociais que este volume coletivo e engajado nos proporciona.

Escrito a 30 mãos (são 15 autoras e autores, jovens e talentosos pesquisadores) e composto em 15 capítulos (vários deles em coautoria) e 3 seções temáticas (correspondentes aos três momentos históricos de lutas sociais tratados), o esforço conjunto dos artigos aqui reunidos concentra-se na cidade de Sorocaba, um dos núcleos urbanos pioneiros na industrialização fabril moderna e na constituição de uma classe operária paulista e brasileira.

O que, sim, as melhores tradições do Ensino Livre e da educação libertária nos ensinam é a necessidade do duro combate à completa regressão política, econômica,  socioambiental, educacional e cultural do Brasil de hoje.

A estrutura textual está organizada em três partes, que procuram cobrir o interstício de lutas sociais no Brasil que vai de 1917 a 2017, especificamente as greves gerais e as lutas antifascistas de ontem e de hoje.

Os capítulos foram produzidos por historiadores com experiência no trato acadêmico-científico da questão investigada, bem como por pesquisadores(as) e militantes dedicados à tarefa de conhecer e articular lutas sociais.

Cabe destacar que alguns autores e autoras que contribuíram com o livro são reconhecidos pelas publicações que produziram, sejam as que versam sobre as lutas sociais no Brasil e fora dele, sejam as que retratam a realidade histórica da cidade de Sorocaba/SP, em seus diferentes aspectos.

 

Caneca Mágica Lendo Na Árvore | Preta

Deixe uma resposta