Marco Antônio Nunes Da Silva & Suzana Maria De Sousa Santos (Orgs.) – Estudos Inquisitoriais

Os textos são fruto do I Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais, cujo tema foi a história e historiografia do tribunal inquisitorial moderno.

Marco Antônio Nunes Da Silva & Suzana Maria De Sousa Santos (Orgs.) – Estudos Inquisitoriais: História E Historiografia

Os estudos sobre as Inquisições modernas têm discutido diversos aspectos e dimensões de sua ação, seu funcionamento, suas vítimas e os mais variados delitos sob sua alçada.

Pesquisadores se debruçam na variada documentação dos cartórios inquisitoriais depositados em arquivos espanhóis, portugueses, italianos e latino-americanos (a exemplo dos Processos, das Listas de Autos-de-fé, dos Cadernos do Promotor, dentre tantas outras), para ampliar as possibilidades de pesquisa em outros campos do saber sobre as sociedades moderna e contemporânea.

Atendendo à complexidade da instituição e do mundo subterrâneo que desvelava, urge não só repensar o tema, levantar e analisar o que já foi escrito, mas igualmente abrir novos campos de investigação.

O número de pesquisas que versam sobre a temática inquisitorial cresce a cada ano, sobretudo depois do acesso on-line de grande parte da documentação do Santo Ofício português que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, e o aumento considerável de publicações produzindo riquezas de ideias que fomentam discussões das mais interessantes e inovadoras, às vezes antagônicas, mas nem por isso menos ricas e instigantes.

Os textos reunidos neste livro são fruto do I Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais, primeira edição de três, que pautou suas discussões sobre história e historiografia do tribunal inquisitorial moderno, reunindo em Salvador especialistas de diversas partes do mundo.

Reuniram-se neste evento não apenas pesquisadores e estudiosos da Inquisição e seus prisioneiros, mas também todos aqueles que usam as fontes inquisitoriais para nos dar a conhecer as mais variadas dimensões da vida humana. É o resultado deste trabalho no formato de coletânea que ora apresentamos ao público em geral e à comunidade acadêmica.

Embora seja o resultado de trabalhos acadêmicos, os textos aqui reunidos apresentam abordagens em linguagem acessível, e são dirigidas aos leitores interessados na diversidade da história, e a um campo mais particular: a ação do Santo Ofício sobre corpos e mentes.


Deixe uma resposta