Geografia: Ciência Da Sociedade

Este livro foi escrito visando fazer a análise da evolução da Geografia e do pensamento geográfico, desde a Antiguidade até os nossos dias, em face da preocupação que atinge os geógrafos no momento atual, quando várias alternativas se abrem ao pensamento geográfico

e se formam correntes que procuram encaminhar o conhecimento geográfico em diversas direções.
Na realidade, desenvolvemos as nossas preocupações abordando, ao mesmo tempo, a evolução da Geografia e do pensamento geográfico.
Para nós o conhecimento científico e, consequentemente, o geográfico estão profundamente comprometidos com as estruturas sociais que servem de infra-estrutura às formações culturais. As manifestações culturais, nos vários ramos do conhecimento, não são estáticas nem estreitas, limitadas; muito ao contrário, são dinâmicas e estão comprometidas com as formas de ação e de pensamento oriundas das estruturas dominantes na sociedade.
Daí acreditarmos e procurarmos demonstrar, no livro-texto que se segue, que a concepção da Geografia como ciência e como ação está estreitamente ligada e dependente das relações sociais, ao mesmo tempo em que o pensamento geográfico não tem forma isolada, mas se interpenetra com o pensamento das demais ciências, tanto soc1ms como naturais. Acima das especializações existe, para nós, certa unidade no conhecimento científico.
Baseados nestes princípios é que organizamos este livro; no primeiro capítulo, procuramos caracterizar a natureza da ciência geográfica, passando em seguida, nos Capítulos 2, 3 e 4, a fazer uma história da evolução do pensamento geográfico e do conhecimento da superfície da terra, até a Idade Contemporânea.
Procuramos periodizar aquilo que chamamos Geografia institucionalizada, analisando o pensamento das principais figuras de geógrafos, na fase de institucionalização, no período clássico - época das escolas nacionais - e no período moderno, posterior à Segunda Guerra Mundial, estudando as várias correntes, apontando seus paradigmas e a influência ideológica a que estão ligados.
Daí chegarmos ao comprometimento político das novas escolas e a contribuição do pensamento geográfico para a ação política e social. Não esquecemos, ao abordarmos a problemática da Geografia, em escala mundial, de incorporar capítulos ou partes de capítulos onde analisamos a evolução da Geografia brasileira.

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Este livro foi escrito visando fazer a análise da evolução da Geografia e do pensamento geográfico, desde a Antiguidade até os nossos dias, em face da preocupação que atinge os geógrafos no momento atual, quando várias alternativas se abrem ao pensamento geográfico e se formam correntes que procuram encaminhar o conhecimento geográfico em diversas direções.
Na realidade, desenvolvemos as nossas preocupações abordando, ao mesmo tempo, a evolução da Geografia e do pensamento geográfico.
Para nós o conhecimento científico e, consequentemente, o geográfico estão profundamente comprometidos com as estruturas sociais que servem de infra-estrutura às formações culturais. As manifestações culturais, nos vários ramos do conhecimento, não são estáticas nem estreitas, limitadas; muito ao contrário, são dinâmicas e estão comprometidas com as formas de ação e de pensamento oriundas das estruturas dominantes na sociedade.
Daí acreditarmos e procurarmos demonstrar, no livro-texto que se segue, que a concepção da Geografia como ciência e como ação está estreitamente ligada e dependente das relações sociais, ao mesmo tempo em que o pensamento geográfico não tem forma isolada, mas se interpenetra com o pensamento das demais ciências, tanto soc1ms como naturais. Acima das especializações existe, para nós, certa unidade no conhecimento científico.
Baseados nestes princípios é que organizamos este livro; no primeiro capítulo, procuramos caracterizar a natureza da ciência geográfica, passando em seguida, nos Capítulos 2, 3 e 4, a fazer uma história da evolução do pensamento geográfico e do conhecimento da superfície da terra, até a Idade Contemporânea.
Procuramos periodizar aquilo que chamamos Geografia institucionalizada, analisando o pensamento das principais figuras de geógrafos, na fase de institucionalização, no período clássico – época das escolas nacionais – e no período moderno, posterior à Segunda Guerra Mundial, estudando as várias correntes, apontando seus paradigmas e a influência ideológica a que estão ligados.
Daí chegarmos ao comprometimento político das novas escolas e a contribuição do pensamento geográfico para a ação política e social. Não esquecemos, ao abordarmos a problemática da Geografia, em escala mundial, de incorporar capítulos ou partes de capítulos onde analisamos a evolução da Geografia brasileira.

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