Luiz De França Sobrinho & Outros – Consumir Com Consciência
A presente cartilha foi parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Continuum de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o curso “Novas vertentes metodológicas na perspectiva da biodiversidade e da formação cidadã”, no módulo referente à Educação Ambiental, o qual foi ministrado pela professora Maria de Fátima de Souza, do departamento de Microbiologia e Parasitologia, Centro de Biociências.
O objetivo de Consumir Com Consciência é sistematizar algumas informações e também promover a discussão sobre o consumo consciente, abordando vertentes da responsabilidade ambiental.
Trabalhar com a temática consumo consciente é uma forma de promover o conhecimento da população para se tornar um consumidor responsável e consciente das implicações dos seus atos em relação ao consumo.
Nesse sentido, espera-se que a publicação de Consumir Com Consciência possibilite ao cidadão – usuário, consumidor – uma oportunidade de contribuir para um ambiente saudável e equilibrado.
O consumo consciente é promovido pelo respeito aos recursos, como forma de garantir o atendimento básico das necessidades das presentes gerações sem comprometer as futuras.
Nessa perspectiva, o cidadão consciente assume o protagonismo no sentido de transformar o modelo econômico, visando alcançar um equilíbrio na relação do homem com a terra; resultando, por conseguinte, em desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente equilibrado.
O desafio que se coloca é o abandono da sociedade do descarte e do consumo excessivo, a recusa do sonho consumista, como sinônimo de bem-estar, de felicidade. No caso deve-se ter uma mudança de mente, de paradigma, de busca, de equilíbrio nas relações de produção e de consumo para todos.
Os processos de reduzir (o consumo), reutilizar, reaproveitar e reciclar (os resíduos) se constituem como uma das bases da sustentabilidade ecológica, levando a humanidade a vivenciar as transformações da Terra.
Destinar adequadamente os resíduos eletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pneus, latas, vidros, garrafas PET e tintas e solventes, por exemplo, significa assumir uma relação respeitosa com a natureza.

 

Camisa “Espere Eu Acabar Esse Capítulo!”

Deixe uma resposta