Sentidos Do Trabalho Docente

Luis Flávio Reis Godinho - Sentidos Do Trabalho Docente

Sentidos Do Trabalho Docente traz uma escrita rigorosa e amorosa dedicada a todos os profissionais da educação.

A escuta sensível do pesquisador é multiplicada nos depoimentos/relatos escritos na integra e que confere protagonismo aos participantes. Por isso o considero um livro partilha.

Tendo como coluna basilar a experiência de ser professora e professor, Sentidos Do Trabalho Docente revela a vida concreta dos profissionais da educação básica de quatro territórios de identidade da Bahia, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo, Médio Rio de Contas (MRC) e Vale do Jiquiriçá (VJ), oferecendo visibilidade a questões subjetivas, sociais políticas e culturais que constitui a natureza do trabalho docente.

O autor constrói o texto em processo dialógico com seus entrevistados e seu pertencimento qualifica o lugar de fala e escrita. É possível reconhecer no livro seus múltiplos que o constituem como pesquisador, sociólogo e professor.

A autenticidade dessa escrita encontra eco nos depoimentos presentes no livro e deverá repercutir de forma intensa nos interlocutores que se reconhecerem nos desafios do cotidiano escolar.

São dúvidas e enfrentamentos de um universo complexo no qual o amor pela profissão é entendido como ação pedagógica consciente. Mais do que relações de afeto, educar sujeitos perpassa por assumir um compromisso com a educação democrática e garantir o acesso dos discentes aos saberes historicamente construídos.

Considerando a necessidade da formação continuada, Sentidos Do Trabalho Docente é também um livro pedagógico.

Professoras e professores além de se reconhecerem nas questões levantadas pelas entrevistadas e entrevistados poderão ainda adentrar nos escritos do capitulo dois que vai trazer fundamentos significativos sobre profissão, trabalho e educação, o conceito de práxis na perspectiva do marxismo e questões específicas das lutas dos docentes no território baiano.

As fissuras do trabalho docente registradas no livro possibilitaram a compreensão de que ser professora e professor ultrapassa fronteiras, ainda que cada região tenha suas particularidades.

 

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Luis Flávio Reis Godinho – Sentidos Do Trabalho Docente

Sentidos Do Trabalho Docente traz uma escrita rigorosa e amorosa dedicada a todos os profissionais da educação.

A escuta sensível do pesquisador é multiplicada nos depoimentos/relatos escritos na integra e que confere protagonismo aos participantes. Por isso o considero um livro partilha.

Tendo como coluna basilar a experiência de ser professora e professor, Sentidos Do Trabalho Docente revela a vida concreta dos profissionais da educação básica de quatro territórios de identidade da Bahia, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Recôncavo, Médio Rio de Contas (MRC) e Vale do Jiquiriçá (VJ), oferecendo visibilidade a questões subjetivas, sociais políticas e culturais que constitui a natureza do trabalho docente.

O autor constrói o texto em processo dialógico com seus entrevistados e seu pertencimento qualifica o lugar de fala e escrita. É possível reconhecer no livro seus múltiplos que o constituem como pesquisador, sociólogo e professor.

A autenticidade dessa escrita encontra eco nos depoimentos presentes no livro e deverá repercutir de forma intensa nos interlocutores que se reconhecerem nos desafios do cotidiano escolar.

São dúvidas e enfrentamentos de um universo complexo no qual o amor pela profissão é entendido como ação pedagógica consciente. Mais do que relações de afeto, educar sujeitos perpassa por assumir um compromisso com a educação democrática e garantir o acesso dos discentes aos saberes historicamente construídos.

Considerando a necessidade da formação continuada, Sentidos Do Trabalho Docente é também um livro pedagógico.

Professoras e professores além de se reconhecerem nas questões levantadas pelas entrevistadas e entrevistados poderão ainda adentrar nos escritos do capitulo dois que vai trazer fundamentos significativos sobre profissão, trabalho e educação, o conceito de práxis na perspectiva do marxismo e questões específicas das lutas dos docentes no território baiano.

As fissuras do trabalho docente registradas no livro possibilitaram a compreensão de que ser professora e professor ultrapassa fronteiras, ainda que cada região tenha suas particularidades.

 

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