Lorelai Kury (Org.) – Iluminismo E Império No Brasil: O Patriota (1813-1814)
O jornal O Patriota veio a público em 1813 e 1814 por meio da Impressão Régia, instalada no Rio de Janeiro em 1808.
Seu editor, Manuel Ferreira de Araújo Guimarães (1778-1838), era, na época, o responsável pela Gazeta do Rio de Janeiro, espécie de órgão oficial do governo.
O Patriota foi o primeiro jornal brasileiro a publicar artigos densos e analíticos sobre ciência e artes, cultura e letras.
A gazeta Idade d’Ouro do Brasil (1811-1823), baiana, que é anterior, chega a abordar assuntos científicos, mas tinha como objetivo, além de matérias gerais, ser informativo quanto aos fatos e novidades que mais afetavam o cotidiano da capital baiana.
Assim, o jornal que aqui publicamos na íntegra, em meio digital, foi uma empreitada inovadora. Apesar de ter durado apenas dois anos, houve três subscrições do jornal: duas para o ano de 1813 e uma para 1814.
Ao todo foram publicados 18 números, 12 mensais, em 1813, e seis bimestrais em 1814. A leitura do periódico permite a apreensão de um conjunto de temas e questões que constituíram as Luzes imperiais no Brasil.
As novas tecnologias de reprodução de imagens e textos permitem que os pesquisadores, sem sair de casa, leiam com vagar as muitas páginas de O Patriota. Na Biblioteca Nacional, os rolos de microfilmes do periódico tinham que ser refeitos regularmente devido às sucessivas consultas, que acabavam por arranhar a película.
Sem acesso à obra impressa, muitos de nós nunca chegaram a ter uma visão completa de todos os fascículos, pois, ao tentar evitar as infernais máquinas leitoras, alguns acabavam buscando apenas os artigos estritamente relacionados a seu tema de trabalho.
Bastante raro, cheguei a consultar outro exemplar completo e em excelente estado de conservação da biblioteca de José e Guita Mindlin. A reprodução integral de O Patriota em CD-ROM dá sobrevida ao jornal editado por Manuel Ferreira de Araújo Guimarães.
Em 1978, José Honório Rodrigues havia coordenado a confecção de um índice, onomástico e temático, de O Patriota, realizado por Diana Zaidman.
A esse instrumento de pesquisa acrescenta-se agora a possibilidade de encontrar por meio do software palavras e expressões que não constem do referido índice, com a peculiaridade, entretanto, de a busca ser feita por imagens.
Assim, se a palavra tiver sido impressa com algum erro ou estiver apagada, não será encontrada.

 

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta