Alfabetização

Leonete Luzia Schmidt & Letícia Carneiro Aguiar (Orgs.) - Alfabetização: Uma Etapa E Muitas Questões

Quais são os desafios de alfabetizar crianças, jovens e adultos em um país com altas taxas de violência, de exclusão, de desigualdade?

Em um país que ainda apresenta elevados índices de analfabetismo, de reprovação, de crianças fora da escola, de distorção idade/série - para citar somente alguns dos problemas que assolam o cenário educacional brasileiro?

As respostas a essas questões não são simples ou únicas e as possíveis soluções às problemáticas anunciadas exigem esforço e ações coletivas e contínuas. Este livro é um exemplo disso.

A alfabetização é abordada como um fenômeno multifacetado, como o próprio título indica, Alfabetização: Uma Etapa E Muitas Questões, e os temas problematizados vão desde as políticas públicas instituídas na esfera federal, como o ensino fundamental de nove anos, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC), a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), até a formação inicial e continuada, o papel da Universidade neste contexto, o capital cultural dos alunos e alunas das escolas públicas, a organização do tempo e do espaço escolar, etc.

Tudo isso é abordado a partir de densos referencias teóricos e com o suporte de diferentes dados de pesquisa, desde aqueles disponibilizados pelos Censo da Educação Básica, do INEP, até aqueles coletados e problematizados a partir de estudos de ancoragem etnográfica, produzidos no contato direto das pesquisadoras com as escolas, as professoras, as crianças e a sala de aula.

Na atual conjuntura brasileira, trazer ao público leitor tão importantes temas e debates e tão corajosas posições teóricas, metodológicas e políticas sobre a alfabetização, reveste-se de um exemplo singular das possibilidades de atuação e de resistência no campo educacional.

Além disso, permite retomar premissas importantes do campo da alfabetização, foco principal de todos os estudos deste livro, a de que ela é, antes de tudo, “um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo um ato criador”, portanto é um esforço “de leitura do mundo e da palavra”.

O célebre princípio da relação entre palavramundo coloca-se, portanto, como imprescindível, relembrando que, segundo o mestre, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente”.

De alguma forma, é disso que trata essa importante obra, que pode agora ser apreciada por diferentes profissionais da educação e estudantes de diferentes áreas de conhecimento.

 

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Quais são os desafios de alfabetizar crianças, jovens e adultos em um país com altas taxas de violência, de exclusão, de desigualdade?

Em um país que ainda apresenta elevados índices de analfabetismo, de reprovação, de crianças fora da escola, de distorção idade/série – para citar somente alguns dos problemas que assolam o cenário educacional brasileiro?

As respostas a essas questões não são simples ou únicas e as possíveis soluções às problemáticas anunciadas exigem esforço e ações coletivas e contínuas. Este livro é um exemplo disso.

A alfabetização é abordada como um fenômeno multifacetado, como o próprio título indica, Alfabetização: Uma Etapa E Muitas Questões, e os temas problematizados vão desde as políticas públicas instituídas na esfera federal, como o ensino fundamental de nove anos, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (PNAIC), a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), até a formação inicial e continuada, o papel da Universidade neste contexto, o capital cultural dos alunos e alunas das escolas públicas, a organização do tempo e do espaço escolar, etc.

Tudo isso é abordado a partir de densos referencias teóricos e com o suporte de diferentes dados de pesquisa, desde aqueles disponibilizados pelos Censo da Educação Básica, do INEP, até aqueles coletados e problematizados a partir de estudos de ancoragem etnográfica, produzidos no contato direto das pesquisadoras com as escolas, as professoras, as crianças e a sala de aula.

Na atual conjuntura brasileira, trazer ao público leitor tão importantes temas e debates e tão corajosas posições teóricas, metodológicas e políticas sobre a alfabetização, reveste-se de um exemplo singular das possibilidades de atuação e de resistência no campo educacional.

Além disso, permite retomar premissas importantes do campo da alfabetização, foco principal de todos os estudos deste livro, a de que ela é, antes de tudo, “um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo um ato criador”, portanto é um esforço “de leitura do mundo e da palavra”.

O célebre princípio da relação entre palavramundo coloca-se, portanto, como imprescindível, relembrando que, segundo o mestre, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente”.

De alguma forma, é disso que trata essa importante obra, que pode agora ser apreciada por diferentes profissionais da educação e estudantes de diferentes áreas de conhecimento.

 

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