O Reino De Deus Está Em Vós – “Escrever tornou-se para mim uma necessidade diante de Deus.” Trecho do diário de Liev Tolstói, em 28/10/1895. “A leitura de O Reino De Deus Está Em Vós me curou do ceticismo e fez de mim um firme seguidor da não violência.” Mahatma Gandhi.
Um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX, Liev Tolstói publicou os romances Guerra e paz e Anna Karenina, obras que o consagraram no meio literário. Na idade madura o escritor tornou-se um pacifista e seus textos questionavam a Igreja e as formas de governo, pregando uma vida simples e em comunhão com a natureza.
Tolstói defende em O Reino De Deus Está Em Vós a ideia de que o cristianismo não é uma doutrina abstrata, mas uma proposta prática para a vida. Logo depois de lançado, em 1894, O Reino De Deus Está Em Vós gerou tanta polêmica que foi vetado pelo czar, e seu autor excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa. O Reino De Deus Está Em Vós desapareceu por cem anos. Sua neta Tania Tolstói empenhou-se em republicá-lo em 1988 na Europa, e incluiu a seguinte mensagem na edição: “Espero que muitos o leiam e que esta leitura os ajude a viver nessa nossa época tão atormentada.”

Liev Tolstói (1828-1910) nasceu em 1828, em Iásnaia-Poliana, na Rússia. EM 1843, iniciou o curso de letras e direito na Universidade de Kazan. Depois de formado, passou um período em Moscou e logo se alistou na guarnição do Cáucaso, seguindo o irmão, oficial do Exército russo. Seu primeiro livro, Infância, foi publicado em 1852 e alcançou grande êxito.
Tolstói abandonou a carreira militar na década de 1850 para viver em sua propriedade rural e dedicar-se à literatura. EM 1865, começou a escrever Guerra e paz, no qual aborda as guerras napoleônicas e traça um quadro da sociedade russa do início do século XIX. Com o passar do tempo, seu interesse se voltou para a religião. O Escritor considerava irracionais alguns dos conceitos mais caros àquela Igreja. Faleceu aos 82 anos, na estação ferroviária de Astapovo, após fugir de casa para isolar-se em um mosteiro. Um dos principais nomes da literatura russa, também é autor de A morte de Ivan Ilitch e A sonata a Kreutzer, entre outros.

   

Camisa Pilha De Livros

Deixe uma resposta