Cristianismo E Anarquismo – Com os presentes ensaios de Leon Tolstoiy, trazemos de volta uma velha, árdua e constante polêmica em nosso meio: Pode haver compatibilidade entre cristianismo e anarquismo? Ou será que não existe a menor base nem mesmo para estabelecer uma ponte de comunicação?
Há informações suficientes para asseverar que esta comunicação, de fato, se tem dado; e este pequeno trabalho, na realidade, é uma mostra inequívoca do que afirmamos. Também poderíamos falar das posturas, sem dúvida anarquistas, florescentes em várias das chamadas seitas milenaristas que proliferaram durante a Idade Média e igualmente das posições anarquistas na concepção do personalismo mounieriano, cujas teses passaram a formar parte do anarquismo atual através das opiniões de Carlos Diaz, fiel representante desta corrente; além das inquestionáveis análises e juízos de Ivan Illich que dão pleno testemunho da comunicação existente entre cristianismo e anarquismo.
Por estas razões decidimos publicar esta obra, já que nosso trabalho, no campo das edições virtuais, pretende oferecer a um amplo público todas as posições que se assemelham, acercam ou confluem para o anarquismo, independentemente das fortes polêmicas que possam gerar na comunidade anarquista internacional.
Como nos tempos de Tolstoi, ao contrário do que muitos pensam, a anarquia não apenas vive hoje, como também silenciosamente avança firme, a passos largos, ampliando seus territórios.
Plena de paz, como a água cristalina de um rio vencendo obstáculos e montanhas contornando-os, a anarquia segue em frente superando aquilo que Ellul chamou de tecnologia, que Marx chamou de capitalismo, que Debord chamou de espetáculo, que Kropotkim chamou de competição e que os anabatistas há cinco séculos chamam de parque de diversões do diabo.
Anarquistas cristãos como Tolstói defendem que a lei é falha e sujeita a erros, por ser elaborada pelo ser humano, que carece de perfeição. Os anarquistas cristãos defendem que o homem é “cego” e hipócrita, já que julga os outros mesmo que seja imperfeito. Esta é outra tese defendida pelo anarquismo cristão que leva à rejeição da autoridade estatal.

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta