Leila Pio Mororó & Outras (Orgs.) – Notas Teórico-Metodológicas De Pesquisas Em Educação: Concepções E Trajetórias
Este livro trata das pesquisas em educação a partir de diferentes concepções teórico-metodológicas (pesquisa etnográfica, pesquisa histórica, pesquisa de avaliação e pesquisa oral temática), oferecendo contribuições para o debate sobre a produção do conhecimento da área e suscitando discussões relevantes a respeito da relação entre a pesquisa, a docência, a formação do professor e do próprio pesquisador em educação.
Notas Teórico-Metodológicas De Pesquisas Em Educação surgiu dos debates travados entre boa parte de suas autoras a respeito de suas trajetórias entre tornarem-se pesquisadoras e, posteriormente (ou concomitantemente), tornarem-se formadoras de novos pesquisadores na área de educação. Foram longas conversas nas quais questões relativas à escolha dos fundamentos teóricos, perpassando pela definição do método de pesquisa, seleção dos procedimentos mais apropriados e dúvidas em relação à organização e análise dos dados eram associadas à dificuldade, no momento de aprendizagem, não apenas de reunir a literatura a respeito, mas também discernir os limites, a coerência e os desafios contidos nas decisões que o desenvolvimento da pesquisa exigia.
Em geral, quando as pesquisas em educação são divulgadas, há uma justa preocupação em deixar claro, para o leitor, os seus objetivos e os resultados por elas alcançados. Entretanto, as questões teórico-metodológicas, quando aparecem, ficam reduzidas a um ou dois parágrafos, induzindo o leitor a pensar que é possível se fazer pesquisa sem uma metodologia delineada, exigente e bem referenciada.
Essa crítica aos trabalhos acadêmicos na área da educação não é nova, porém, geração após geração, os pesquisadores em educação continuam vivenciando tal situação.
Pensamos, então, em reunir as nossas experiências de pesquisa e convidar outras colegas para se juntarem a nós no esforço de contribuirmos com os pesquisadores em formação na área de educação. Não queríamos, porém, que as experiências se limitassem ao relato dos procedimentos das pesquisas, mas que esses fossem fundamentadas nas teorias que as geraram.
Desta forma, conseguimos reunir nove pesquisadoras em educação, as quais, em sete trabalhos distintos, nos ajudam a entender a pesquisa em educação, dando ênfase, do ponto de vista teórico-metodológico, a diferentes perspectivas.
Notas Teórico-Metodológicas De Pesquisas Em Educação apresenta-se como uma boa oportunidade, ao pesquisador em educação, de perceber não apenas a diversidade dos tipos de pesquisa possíveis na área de educação, mas também de reconhecer que, independentemente do tipo escolhido, os aspectos teóricos e metodológicos para e na realização da pesquisa são extremamente relevantes e não podem, sob nenhuma hipótese, ser considerados de menor importância nos textos acadêmicos de divulgação das pesquisas.

 

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