O Laboratório de Educação é uma organização não governamental que desde 2012 desenvolve conteúdos pedagógicos e metodologias de formação de educadores na área de linguagem, a fim de influenciar as práticas cotidianas dos adultos que interagem com crianças entre 0 e 10 de idade dentro e fora da escola.
Por que linguagem? Ainda que todas as crianças cheguem a ser falantes de sua língua materna, estudos mostram que aos dois anos de idade já existem diferenças importantes entre elas no que diz respeito ao desenvolvimento das habilidades linguísticas. Essas diferenças decorrem da qualidade e da quantidade de interações a que têm acesso em casa, o que quer dizer que, quando entram na escola, algumas crianças podem estar muito aquém do seu potencial.
Essa defasagem, contudo, é um problema “invisível” que só se revela quando já há um impacto direto nas possibilidades de aprendizagem das crianças: aquelas que têm menos estímulo ao desenvolvimento da linguagem na primeira infância podem ter seu desempenho prejudicado na trajetória escolar, com notas mais baixas e com maior risco de reprovação e de evasão.
A linguagem é um elemento estruturante do processo de aquisição de conhecimentos. Os meninos e as meninas competentes no uso da linguagem também o são nas formas ativas e construtivas de aprender e de pensar.
O Espaço de Leitura proporciona diferentes experiências às pessoas interessadas em desfrutar de ricos momentos de leitura. Conheça as ferramentas disponíveis e veja como é fácil interagir com a plataforma!
Navegar pelas páginas dos livros disponíveis no Espaço de Leitura é uma viagem que se pode fazer sozinho ou acompanhado, lendo ou ouvindo, escutando a própria voz ou a de alguém querido, ou ainda apreciando um leitor experiente! Uma viagem de cada vez ou tudo ao mesmo tempo, junto e misturado!

Deixe uma resposta