José Geraldo Silveira Bueno & Outros (Ogs.) – Deficiência E Escolarização: Novas Perspectivas De Análise
O livro Deficiência E Escolarização, organizada pelos professores José Geraldo Silveira Bueno, Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Roseli Albino dos Santos, consiste em um relevante trabalho a ser conhecido pelos pesquisadores e educadores que se dedicam à área de conhecimento da Educação Especial e às diferentes áreas que se relacionam à docência.
Revela a construção de uma crítica sistemática e rigorosa, necessária em um momento histórico em que a Educação Especial passa por um processo de sedimentação de suas bases, ancorada no movimento mundial de educação inclusiva.
Neste sentido, vale reconhecer a importância destas problematizações sobre a incidência da política de educação inclusiva no cenário educacional brasileiro enquanto indutoras de novas e promissoras reflexões que darão sustentação ao projeto de recriação da escola.
A reflexão crítica sobre a Educação Especial e sua organização precisa existir para questionar o instituído, e assume seu sentido pleno quando complementada com o apontamento de possibilidades de mudanças do cenário educacional atual.
A obra organiza-se em torno de três eixos: As políticas de inclusão escolar; Escola, docência e deficiência; Processos de escolarização de alunos com deficiência.
Constituída de uma coletânea de artigos, resultado de pesquisas sobre a Educação Especial e sua articulação com a Educação Básica, lança aos leitores a possibilidade de adentrar na discussão que atualmente tem se tornado imprescindível no cenário educacional: a educação inclusiva.
A primeira parte do livro, “As políticas de inclusão escolar”, constitui-se de dois artigos: “Políticas atuais de inclusão escolar: reflexão a partir de um recorte conceitual “, de autoria da Professora Maria Helena Souza Patto, e “As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial?”, escrito pelo Professor José Geraldo Silveira Bueno.
A segunda parte do livro “Escola, docência e deficiência” é organizada pela compilação de quatro capítulos que contextualizam a inclusão escolar no âmbito da gestão dos sistemas de ensino, dos processos formativos e da proposição de práticas pedagógicas que contemplam as diferenças.
A terceira parte do livro “Processos de escolarização de alunos com deficiência”, é constituída de quatro capítulos que tratam dos percursos de escolarização dos alunos com deficiência, bem como dos benefícios de uma escola heterogênea para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
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Uma resposta
A obra foi muito bem elaborada. Me ajudou na compreensão sobre a inclusão escolar e ainda pensar e por em prática atividades incluindo todos os meus alunos.