Jorge A. González – Mais(+) Cutura(s)

Mais(+) Cutura(s): Estudos Sobre Telenovela, Comunicação, Culturas Populares E Sociedade traz contribuições incomparáveis ao avanço do conhecimento nas áreas da Comunicação e da Cultura e afins, tanto pelas teorizações originais quanto pela explicitação do marco metodológico de pesquisas realizadas e reportadas nos diferentes capítulos.
Dessa forma, talvez, o autor queira nos dizer que a investigação científica é um oficio, mas também uma arte passível de ser construída mediante muito esforço, dedicação, ética e perspicácia investigativa. Indica ainda que o rigor nos processos de investigação não significa necessariamente rigidez investigativa nem o cerceamento da criatividade, pelo contrário, pode ser uma forma de fazê-la aflorar para contribuir ao avanço científico e gerar conhecimento válido para a sociedade.
Mais(+) Cutura(s) é composto de duas partes. A primeira enfoca as “Frentes culturais, comunicação e culturas populares: dos conceitos aos estudos empíricos”, e a outra que é centrada em “Mais frentes culturais e comunicação: metodologias de investigação”. Chama a atenção especialmente para o penúltimo capítulo, “Telenovelas Hoje. Protocolo de observação etnográfica” por seu caráter metódico de protocolo de pesquisa.
Aliás, cabe salientar que o autor vem colaborando há bastante tempo, do ponto de vista teórico-metódológico, com estudos deste gênero no país, tendo assessorado inclusive o Núcleo de Pesquisa de Telenovelas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo nos anos 1990.
A publicação do livro Mais(+) Cutura(s) apesar do atraso, considerados o interesse editorial e a demanda acadêmica por obras desse porte, representa um passo a mais que beneficiará a pesquisa científica em diferentes áreas do conhecimento.
Mais(+) Cutura(s), uma forma de debater com os conceitos tradicionais de cultura (no singular), além de sugerir a pertinência de pensar as culturas em suas pluralidades e imbricações em outras dimensões e estruturas sociais, uma vez tomadas na realidade concreta de suas manifestações e em suas múltiplas configurações, até seu conteúdo que aborda uma variedade de fenômenos que interseccionam Sociedade, Cultura e Comunicação (mais além de meios de “comunicação”… Se fosse falar de meios, o que não é o caso deste livro, provavelmente falaria de meios de edição…).

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta