Johann Wolfgang Goethe – Fausto

"Último grande poema dos tempos modernos", no dizer de Otto Maria Carpeaux, o Fausto de Goethe está para a modernidade assim como a Comédia de Dante para a Idade Média.

Johann Wolfgang Goethe – Fausto

“Último grande poema dos tempos modernos”, no dizer de Otto Maria Carpeaux, o Fausto de Goethe está para a modernidade assim como a Comédia de Dante para a Idade Média. Representa não só a obra máxima de seu autor, mas a suma do conhecimento e das aspirações de sua época.

A obra, considerada uma das grandes obras-primas da literatura alemã, é um poema trágico que se divide em duas partes. Sua redação foi feita como uma peça de teatro com diálogos rimados, mas a intenção do autor é que a obra fosse lida e não encenada.

A criação do poema ocupou toda a vida do autor, embora não de maneira contínua. A primeira versão, composta no ano de 1775, era um esboço que ficou conhecido como “Urfaust” ou Proto-Fausto. Um novo esboço foi feito em 1971 sob o título de “Faust, ein Fragment”, que significa Fausto, um fragmento. Nenhum dos dois chegou a ser publicado.

A versão definitiva da obra foi escrita e publicada por Goethe no ano de 1808, com o título de “Faust, eine Tragödie” (Fausto, uma tragédia). A obra expressa a problemática humana, retomada pelo autor na segunda parte da obra, publicada postumamente em 1832, com o título “Faust. Der Tragödie zwiter Teil in fünf Akten” (Fausto. Segunda parte da tragédia, em cinco atos).

Johann Wolfgang von Goethe foi um autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller, foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang.

De sua vasta produção fazem parte: romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência epistolar com pensadores e personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento.

Por meio do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774 e, mais tarde, houve um amadurecimento de sua produção, influenciada sobretudo pela parceria com Schiller, no qual em conjunto tornou-se o mais importante autor do Classicismo de Weimar.

Sua obra prima, porém, é o drama trágico Fausto, publicado em fragmento em 1790, depois em primeira parte definitiva em 1808 e, por fim, numa segunda parte, em 1832, ano de sua morte, tomando-lhe, portanto, a vida inteira. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.


Deixe uma resposta