Jessé Souza – Subcidadania Brasileira: Para Entender O País Além Do Jeitinho Brasileiro
Após o sucesso de A tolice da inteligência brasileira e A elite do atraso, a LeYa publica Subcidadania Brasileira, de Jessé Souza.
O livro consolida o pensamento do autor – um dos mais profícuos e originais pensadores brasileiros – e o coloca definitivamente no rol dos grandes intelectuais que se dedicaram a buscar caminhos para a superação das grandes questões nacionais.
Crítico severo da corrente que busca na herança colonial portuguesa e no patrimonialismo – pais do famoso “jeitinho” – as chaves para desvendar todos os males da sociedade brasileira, Jessé ousa ao afirmar que a soma incalculável de privilégios acumulados pelas elites, aliada a um racismo estrutural, são os verdadeiros responsáveis por nossas desigualdades.
Esse racismo, considerado por ele implícito e permanente, cria cidadãos de segunda classe. Partindo de referências do porte dos sociólogos Pierre Bourdieu e Charles Taylor, Subcidadania Brasileira busca explicar este conceito, quais são os pilares que o sustentam e como ele é utilizado politicamente para perpetuar o abismo social em que vivemos há séculos.
Ao questionar o que chama de “sociologia do vira-lata”, que localiza o povo brasileiro num lugar de passividade e baixa autoestima, praticamente um país de conformados com sua exploração e inferioridade, Subcidadania Brasileira contrapõe teorias formuladas por grandes nomes da historiografia e sociologia brasileiras, tais como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Florestan Fernandes.
Problematiza também o pouco peso dado à escravidão por estes estudiosos e desloca a corrupção, vista pelo senso comum como a mais grave das mazelas, do centro do debate.
Subcidadania Brasileira chega aos leitores num momento crucial da vida nacional, às vésperas do processo eleitoral pós-impeachment de Dilma Rousseff, e coloca Jessé Souza definitivamente no rol dos grandes intelectuais que se dedicaram a pensar o país e refletir a fundo sobre o Brasil.
Pela originalidade e força de suas ideias, Subcidadania Brasileira é um livro que os leitores podem discordar, mas não podem deixar de ler – para pensar e debater o Brasil de ontem e de hoje.

 

Camisa Pessoa

Deixe uma resposta