Jeremy Bernstein – As Ideias De Einstein
Embora atualmente se tenha tornado comum deplorar o papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia na vida moderna, tem ocorrido nada menos que – tomada como evidência a publicação de novos livros – um ressurgimento de interesse em torno da vida e personalidade de Albert Einstein.
Na medida em que esse interesse se faz preocupação por compreender o que Einstein acrescentou ao pensamento moderno, constitui, a meu ver, sinal positivo.
É, com efeito, muito possível que as gerações futuras se refiram à primeira metade do século XX chamando-lhe Idade de Einstein – assim como os historiadores consideram a segunda metade do século XVII como a Idade de Newton.
No caso de Newton, já dispomos de suficiente afastamento no tempo para perceber como seu pensamento penetrou todos os aspectos da vida intelectual de seus pósteros – desde o campo da arte até o da filosofia e da política – durante um período de cem anos.
Não se passou ainda um quarto de século a partir da morte de Einstein, em 1955, de sorte que é demasiado cedo para apreciar o impacto total de sua obra, não obstante se possa antecipar qual será essa apreciação.
Irônico é que a obra de Einstein seja compreendida por pequena porção das pessoas, cujas vidas e feição intelectual vêm sendo frequentes vezes de maneira inadvertida influenciadas por ele.
É impossível, em estudo breve como o presente ou – na verdade – em qualquer estudo de cunho popular, esclarecer toda a riqueza da contribuição de Einstein para a ciência e o pensamento moderno.
Cabe esperar que se deixe claro ao menos o sentido dessa obra e uma ideia acerca do homem que a criou despertando, assim, no leitor, curiosidade por aprofundar-se no assunto ou, pelo menos, sentimento de simpatia pelos cientistas profissionais que devotam a vida a aprofundá-lo. Guiando-me por esse roteiro, estruturei este livro de maneira que se afasta da convencional.
Em vez de acompanhar cronologicamente a vida e a obra de Einstein, fiz o livro girar em torno de três temas básicos a que se dedicou Einstein: teoria especial da relatividade/teoria geral da relatividade e gravitação/teoria quântica.

 

Camisa O Livro E A Fantasia

Deixe uma resposta