Jeffrey D. Sachs – O Fim Da Pobreza: Como Acabar Com A Miséria Mundial Nos Próximos Vinte Anos

Um dos economistas mais conceituados da atualidade examina dois séculos de pobreza ao redor do globo e apresenta uma proposta para erradicar a miséria até 2025.

Jeffrey Sachs foi considerado pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Ele é famoso pelo plano que acabou com a hiperinflação na Bolívia e por sua assessoria na liberalização econômica radical da Polônia e da Rússia.

Mas cada vez mais ele vem se envolvendo na solução de um problema que ainda assombra grande parte da humanidade: a miséria e suas sequelas sociais. Sachs visitou mais de cem países e conviveu com todos os graus de pobreza, especialmente a miséria extrema das aldeias africanas assoladas pela fome, pela malária e pela AIDS.

Unindo a narração de histórias emocionantes (passadas principalmente na Bolívia, Polônia, Rússia, Índia, China e África) com análise rigorosa, Sachs explica como, nos últimos duzentos anos, a riqueza se tornou desigual no planeta e expõe os motivos que impedem as nações mais pobres de melhorar sua sorte.

Ele também ensina a fazer um diagnóstico detalhado dos desafios econômicos a serem enfrentados por um país e a descobrir as possíveis saídas, propondo soluções a curto prazo.

Ao mesmo tempo, dirige duras críticas aos países ricos – em especial os Estados Unidos – e aos organismos financeiros internacionais.

Embora tenha sido escrito para provar que a economia pode ser a chave da solução do problema milenar da pobreza, O Fim Da Pobreza não deixa no leitor a memória do que se associa habitualmente às discussões econômicas: cifras, gráficos, operações de mercado.

O que fica quando se termina a leitura é o retrato de uma vida, a de um homem jovial imbuído da missão de transformar o mundo. A foto da contracapa da edição inglesa mostra um desses rostos norte-americanos sempre jovens e sem rugas, limpo, bem escanhoado e fresco contra o fundo verde e o ar escaldante da savana africana.

Jeffrey Sachs é um homem com um instrumento na mão — o estetoscópio do clínico universitário capaz de diagnosticar as doenças das economias assim como de receitar-lhes a cura — e uma ideia na cabeça — a de que é possível acabar com a pobreza extrema em nosso período de vida.

 

Caneca Viola Ensolarada | Borda & Alça Colorida

Deixe uma resposta