“Nos Bastidores Da Ciência: Conhecendo O Trabalho Do Cientista – Se digitarmos rapidamente em um site de busca de imagens a palavra “cientista”, veremos uma série de ilustrações e fotos que remetem à ideia popular e estereotipada desse profissional: homem mais velho, louco, excêntrico, alheio ao mundo ao seu redor, que trabalha sozinho, constantemente, em um laboratório cheio de vidrarias etc. Muito provavelmente você já viu algo assim, nas mais diversas mídias e fontes de informações.
Essa imagem pode trazer uma série de outras visões equivocadas sobre a dinâmica da própria ciência. Em geral, por meio desses estereótipos, as pessoas não conseguem saber, com um pouco mais de criticidade, como o conhecimento é construído, que aspectos estão envolvidos na prática da ciência, como é efetivamente o trabalho do cientista, que fatores influenciam suas decisões, como ele se relaciona com os colegas e com a sociedade lá fora, dentre muitas outras coisas. Tais questões são importantíssimas para que se possa pensar e agir como um cidadão participativo diante das decisões que envolvam a ciência e a tecnologia. Conhecer o que se passa nos bastidores da ciência é um caminho necessário para o exercício da cidadania.
Foi pensando nessas questões que realizamos um estudo de textos de divulgação científica das revistas Minas Faz Ciência e Pesquisa FAPESP, no intuito de investigar aspectos da prática da ciência neles presentes.
Essas revistas têm em comum o fato de serem produzidas por fundações de apoio à pesquisa e relatarem em seus textos várias pesquisas realizadas por cientistas brasileiros nos estados de Minas Gerais e São Paulo, sobretudo aquelas que receberam apoio das respectivas fundações.
Este material foi pensado como recurso educativo para alunos dos anos finais do ensino fundamental ou alunos do ensino médio, embora a linguagem e a forma de abordagem que procuramos dar ao texto possibilitem que ele seja usufruído por diferentes públicos, não somente o escolar, mas também o de várias idades. Ainda que seu uso esteja atrelado ao contexto escolar, acreditamos que ele possa ser usado em várias disciplinas, não se limitando apenas àquelas ligadas às ciências da natureza.”

(texto retirado da apresentação do livro)

Baixe Nos Bastidores Da Ciência gratuitamente no site da Editora Letraria.

 

Deixe uma resposta