Ivan Costa Lima & Outros (Orgs.) – Educação E Sociedade: Debates Contemporâneos Para A Cidadania

Educação Como Forma De Socialização Vol. III: Educação E Sociedade (Debates Contemporâneos Para A Cidadania) – Desafiar padrões, certezas e caminhos traçados na sociedade e na educação é o percurso pretendido por esta coletânea, que objetiva, entre outras questões, colocar em evidência temas presentes na sociedade contemporânea, assim como se propondo novas abordagens para superar e desnaturalizar a realidade social.
De maneira geral, quando discutimos este tema, rapidamente, surge em nossas mentes a crítica ao papel da escola e como ela se relaciona com a sociedade abrangente.
Certamente, que tal reflexão continua significativa na sociedade capitalista moderna, no entanto, como veremos ao longo de Educação E Sociedade: Debates Contemporâneos Para A Cidadania novas dimensões provocam novas abordagens, que podem tornar-se conteúdos a serem debatidos nos sistemas educativos, quando se pensa a construção da cidadania, em termos críticos e éticos.
O conjunto de temas, aqui listados, pretendem possibilitar aos educadores(as) e a sociedade em geral a apropriação de conhecimentos que, até então, estão na órbita das instituições de ensino superior.
No entanto, consideramos que estes saberes são profundamente necessários para se pensar currículos, programas, projetos e práticas educacionais que transitam pelo tecido social, como forma de se ampliar os caminhos que contribuam para uma sociedade mais solidária e humana, em tempos de tantas perdas de direitos e retrocessos.
É evidente que o debate racial se sobrepõe nesta obra, exatamente, por ter sido esta dimensão, durante muito tempo, negligenciada como estruturante das relações sociais capitalistas, que se alimenta do racismo e de suas dimensões correlatas, tendo como evidente consequência a falta de problematização da educação e da própria sociedade sobre as suas consequências na realidade atual.
Bem como, por seus autores(as) terem suas trajetórias de pesquisas e práticas educativas direcionadas e marcadas pela crítica ao paradigma tradicional de modelo eurocêntrico de produção e disseminação do conhecimento.
Neste sentido, Educação E Sociedade se coloca como um exercício de deslocamento dos sujeitos para outros modos de percepção para o saber produzido em outros tempos, lugares e relações sociais, como de gênero, sexualidade, ambiental, religiosa e raciais.

 

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