Iuri Bolesina & Outros (Orgs.) – Direitos Fundamentais Nos Novos Cenários Do Século XXI
Os primeiros passos carregam consigo toda a incerteza e temor dos percalços à frente, para tanto, a fim de evitar alguns tropeços na jornada é sempre importante contar com guias mais experientes, e esta obra se trata exatamente de um desses caminhos.
Esse livro conta com a contribuição massiva de jovens estudantes e pesquisadores do Direito, porém cada um deles aliado aos seus mestres, para que o universo da pesquisa não seja um mar sem bússola, ao mesmo tempo em que se oportuniza que futuros docentes e doutrinadores possam deixar a sua marca e contribuição.
Portanto, as variações temáticas denotam um caráter eclético à leitura dos textos, até mesmo porque esta é outra característica do livro: libertar e não aprisionar. Nisto reverbera o papel dos próprios professores que participam dos estudos, pois todo e qualquer professor deve ter em mente que sua função principal é servir como instrumento de libertação da criatividade de seus alunos e não como um reprodutor das violências e opressões sociais que impedem o desenvolvimento científico e humano do país.
A fim de incentivar cada vez mais os estudos jurídicos e sua conexão com outras áreas do conhecimento, apresenta-se esta obra como um produto de um novo tempo. Não há aqui a mera reprodução de estudos cartesianos e dogmáticos, tampouco os velhos costumes da academia, em sua erudição incompreensível e inacessível.
Ao contrário, enuncia-se ao leitor o prazer e o arrojo de inserções inter/multidisciplinares, as quais buscam apresentar o Direito sob novas ligações e perspectivas, todas alinhadas a um humanismo transformador e ainda assim comprometidas com os rigores científicos em um mundo de complexidades.
Assim, a tarefa deste singelo apresentador é aumentar a ansiedade dos prazeres futuros, ao dizer que as páginas seguintes iniciam trajetórias e ao mesmo tempo impactam com passos firmes o Direito contemporâneo.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta