Ilzver de Matos Oliveira & Outros (Orgs.) – Democracia, Meio Ambiente E Desenvolvimento: Experiências Brasileiras
Fruto dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos – PPGD, da Universidade Tiradentes – UNIT e com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe – FAPITEC/SE através do edital de colaboração à realização de eventos no Estado de Sergipe.
Pensamos em uma obra composta por 2 partes, “Democracia e Políticas Públicas” e “Direitos sociais coletivos, meio ambiente e desenvolvimento”.
Neste espaço pesquisadores de 5 (cinco) estados brasileiros (Sergipe, Bahia, Alagoas, Rondônia e Mato Grosso) puderam desenvolver temas relacionados ao eixo temático principal, contribuindo para o fortalecimento da rede de pesquisa entre as instituições e para o amadurecimento acadêmico das matérias.
Nesse sentido, os trabalhos publicados foram selecionados pelos docentes coordenadores (da UNIT e de 5 PPGs parceiros de distintas IES de 3 regiões brasileiras em desenvolvimento – Norte, Nordeste e Centro-Oeste: UFG-Catalão, Unir-Vilhena, UFMT, UFRB, UNIT-Alagoas e UFS) com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social – ABRAPPS, entre os trabalhos apresentados durante o Encontro Brasileiro de Pesquisadoras e Pesquisadores pela Justiça Social realizado em junho de 2016.
É fundamental que se consolide o intercâmbio acadêmico de pesquisadores brasileiros que atuam nas áreas de pesquisa sobre “Direitos Humanos”, alicerce das linhas de pesquisas atualmente em desenvolvimento no PPGD/UNIT, a saber: “Direitos Humanos e Sociedade” e “Direitos humanos, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável”.
Realmente, a interação de direitos de primeira, segunda, terceira e, até mesmo, quarta dimensões, no presente livro, busca evidenciar a necessidade de pensá-los como um todo e de forma sistêmica, avançando da perspectiva homem-indivíduo como único titular de direitos e, seguindo, na direção da proteção de grupos humanos, coletividade, direitos transindividuais como um todo.
Corresponderia aos direitos de toda Humanidade, espécie de superação do mundo dividido entre os países do Norte e do Sul.
Os direitos ligados à democracia, à paz, à autodeterminação dos povos, ao meio ambiente, qualidade de vida e comunicação são o resultado de novas reivindicações sociais geradas pelo impacto tecnológico e reflexos de uma sociedade em constante mudança.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta