Howard Gardner – O Verdadeiro, O Belo E O Bom Redefinidos: Novas Diretrizes Para A Educação No Século XXI
Como julgar o belo num século que começa com o urinol de Marcel Duchamp? Como definir a verdade diante da proliferação de fontes e acesso irrestrito da web? E como falar de bondade numa época cujo avanço irrestrito da ciência ameaça os limites do humano e cuja moral é relativizada?
Movido por questionamentos como este, o renomado educador Howard Gardner passa em revista conceitos que considera os alicerces da sociedade humana, desde os tempos clássicos.
Em O Verdadeiro, O Belo E O Bom Redefinidos, Gardner discute ética e estética à luz das transformações contemporâneas. O resultado é uma valiosa reflexão sobre a educação no século XXI.
O autor destaca que, no cenário atual, os avanços tecnológicos e as atitudes relativistas têm abalado profundamente a visão de mundo dos homens. Baseando-se nos desafios do pós-modernismo e dos meios digitais, Gardner pretende apontar o que é essencial, o que não pode nem deve ser abandonado, o que não é mais relevante nem justificável e o que deve ser repensado para o futuro.
O autor escreve uma cartilha sobre os fundamentos da ética na vida moderna. Ele também chama a atenção para a maneira como os jovens devem ser apresentados a estas virtudes e como as pessoas mais velhas deveriam periodicamente reconceituá-las.
Para cada um dos conceitos, o autor dedica um capítulo, pois, como ele mesmo afirma, eles não são intercambiáveis. Para cada uma das virtudes, Gardner oferece aos leitores uma definição, que ajuda a entender com clareza o significado do termo.
Além disso, apresenta um breve histórico sobre como o conceito foi interpretado ao longo dos tempos e como cada um deve evoluir para refletir as mudanças do século XXI. Gardner escreve de maneira clara e, antes de entrar em uma nova ideia, relembra o leitor sobre o que já foi tratado.

 

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta