Hilda Jaqueline De Fraga & Jesianne Pereira Delfino – Cartografias Femininas Na Cidade De Jaguarão: Uma Experiência De Educação Patrimonial
O Projeto de Extensão Circuitos Patrimoniais sobre os bens culturais de Jaguarão (RS), desenvolvido pelos alunos dos cursos de História, Pedagogia e Turismo, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), durante a disciplina de Educação Patrimonial.
Destaca-se uma abordagem que enfatiza as histórias e o cotidiano visível/invisível das mulheres, no final do século XIX e início do século XX, em uma cidade reconhecida pelo Iphan, como patrimônio cultural.
O trabalho inclui as cartografias do circuito que se ateve às histórias e práticas cotidianas, em diferentes espaços e contribui para estudos, análises e leituras interdisciplinares sobre patrimônio.
Este artigo discorre sobre as ações do Projeto de Extensão “Circuitos Patrimoniais”, envolvendo os bens culturais de Jaguarão, cidade localizada na região Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Uruguai.
As propostas de mediação educativa foram elaboradas pelos acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em História e em Pedagogia e Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Pampa durante a disciplina de Educação Patrimonial.
As experimentações com os patrimônios da zona histórica tiveram como objetivo a apropriação, a problematização e a interpretação dos lugares de Memória, mediante circuitos patrimoniais contemplando cartografias histórico-culturais que tensionam a narrativa histórica local e o processo de patrimonialização da cidade, recentemente tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN.
Neste artigo serão apresentadas as cartografias do circuito que se ateve às histórias e às práticas cotidianas visíveis/invisíveis das mulheres na Jaguarão dos séculos XIX e XX em diferentes espaços da cidade.
A intenção é contribuir para estudos, análises e leituras interdisciplinares sobre patrimônio e os lugares de Memória, concebidos como fontes e estes últimos como espaços de aprendizagem cidadã.

 

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta