Hermínio C. Miranda – A Memória E O Tempo
Um mergulho apaixonante nos mistérios do tempo e de suas relações com a memória integral, utilizando a regressão de memória como técnica de pesquisa e instrumento de exploração dos arquivos indeléveis da mente.
Com argúcia e clareza, A Memória E O Tempo discute o conceito de tempo, reavalia os ensaios pioneiros com a hipnose, no século XIX, aborda as experiências de Albert de Rochas e as teorias de Freud, até chegar às modernas técnicas de terapia das vidas passadas.
Regressão da memória é o processo espontâneo ou provocado, por meio do qual, o espírito encarnado ou desencarnado fica em condições de retornar ao passado, na vida atual ou em existências anteriores, próximas ou remotas.
Estou bem certo de que a definição proposta pressupõe aceitação de alguns dos preceitos básicos da doutrina espírita, organizada por Allan Kardec na segunda metade do século XIX, na França.
Com todo o respeito pelo eventual cientista ou pensador agnóstico que me ler, devo lembrar de início que a aceitação ou rejeição dos fatos não lhes altera a essência e validade.
Cabe acrescentar, a seguir, que os pressupostos implícitos na definição oferecida não são, em si mesmos, invenção do espiritismo nem surgiram de revelações transcendentais revestidas de caráter místico ou dogmático, a exigir a sustentação da fé cega.
São princípios eminentemente lógicos que podemos aceitar sem nenhuma forma de violência à razão e que têm sido exaustivamente pesquisados e confirmados por inúmeros investigadores qualificados.
O espiritismo não os considera, pois, propriedade sua nem reclama sobre eles direitos de exclusividade. Ao contrário, procura ensinar que toda doutrina espiritualista que se preze terá necessidade de adotá-los para explicar os mecanismos da vida e o posicionamento do ser no universo em que vive.
Sugerimos, portanto, aos mais renitentes e obstinados negadores que os aceitem, provisoriamente, como hipóteses de trabalho e os submetam aos testes e aplicações que julgarem necessários.
Ainda que não os aceitem, porém, não há como negar que eles estão implicitamente contidos na visão integrada do fenômeno da regressão da memória.

 

Camisa Casa De Livros

Deixe uma resposta