Hellmuth Gunther Dahms – A Guerra Civil De Espanha
Nos anos de 1919 a 1939 acontecimento algum apaixonou a humanidade como a Guerra Civil de Espanha.

Se bem que só meia dúzia de pessoas pudessem supor o que acontecia aos dois partidos em luta. o motivo que os separava suscitou um eco mundial, encontrou partidarismos apaixonados, despertou o desejo de auxiliar, o espírito de sacrifício e o impulso de ações aventurosas.

Repórteres de todo o mundo acorriam a Espanha, inúmeras crônicas jornalísticas, emissões radiofônicas e livros atiçaram as diferenças de opinião.

Escritores famosos, que até então se tinham entregado a um niilismo ou a um pacifismo crassos, descobriram ideais combativos e puseram-se na maioria, com o seu público, ao lado dos republicanos.

Deste modo ao drama espanhol seguiu-se um final polêmico que é semelhante ao da Segunda Guerra Mundial. Esta circunstância dificulta a investigação científica.

Ao passo que espanhóis de ambas as posições da Guerra Civil, historiadores como Menéndez Pidal e Madariaga, Comin Colomer Peirats e Garcia Pradas Aznar, Diaz de Villegas e Zugazagoitia progrediam na clarificação do acontecimento, a historiografia ocidental, com Brasillach, Bardèche, Broué Témime, Taylor, Cattell, Bolloten e Esch movia-se ainda incerta entre a fantasia e a verdade.

Apenas Hugh Thomas, com sua A Guerra Civil De Espanha, ansiou até agora por um veredicto objetivo. A história contemporânea alemã abandonou, até hoje o tema da guerra espanhola aos publicistas da zona leste.

Um trabalho da escola do lente Dr. Max Braubach —Manfred Merkes: “A Política alemã perante a Guerra Civil espanhola de 1936-39”, Investigações históricas de Bonn, volume 18 (1961) — merece ser aqui citado.

A Guerra Civil De Espanha se assenta sobre uma base de informações mais lata e conduz, pela utilização dos arquivos do Ministério dos Estrangeiros, a resultados, que teriam conservado o seu valor, se a descoberta de novos documentos não modificasse outra vez a imagem obtida.

A Guerra Civil De Espanha deve dar ao leitor um ponto de vista geral. Apoia-se nas últimas investigações feitas. Material inédito que o autor examinou em viagens a Espanha, Portugal. Itália. França e Estados Unidos, foi também considerado.

 

Caneca Forrózim | Branca

Deixe uma resposta