art

Crítica de Arte no Brasil: Temáticas contemporâneas é uma coletânea de 91 textos, de 80 autores, que mapeiam o universo de opiniões e idéias que dão suporte às artes visuais produzidas no Brasil. Os textos, abrangendo um período de 60 anos (1946 a 2006), foram selecionados e organizados por Glória Ferreira, doutora em história da arte pela Sorbonne e professora da Escola de Belas Artes da UFRJ.
Entre os autores, destacam-se nomes como Mário Pedrosa, Ferreira Gullar, Aracy Amaral, Décio Pignatari, Mario Schenberg, Frederico Morais, Paulo Sérgio Duarte, Hélio Oiticica, Reynaldo Roels Junior, Murilo Mendes, Fernando Cocchiarale, Cildo Meireles, Walmir Ayala, Ronaldo Brito, Antonio Dias, Jorge Guinle, Paulo Herkenhoff, Waldemar Cordeiro, Haroldo de Campos, Roberto Pontual, Arlindo Machado, Wilson Coutinho e Joaquim Ferreira dos Santos.
O livro divide-se em sete núcleos temáticos: A tradição construtiva; Vanguarda/experimentalismo; Crítica da crítica de arte; Circuito; Retorno/permanência da pintura; Imagens e mídias; e Situações transitivas. A coletânea privilegia críticas de época de acesso limitado, que explicitam as questões em pauta, como o debate sobre a abstração, em textos de Waldemar Cordeiro e Sergio Milliet, e sobre o concretismo e o neoconcretismo, em textos de Ferreira Gullar e Décio Pignatari.

pdf

Deixe uma resposta