Giordano Bruno – Acerca Do Infinito, Do Universo E Dos Mundos
Os enigmas do Universo ainda não foram completamente desvendados, mesmo no século XXI, e dificilmente serão.
Isso graças à constatação, séculos atrás, de um pensador que expôs pela primeira vez a infinitude do Universo e a possibilidade de haver vidas inteligentes em outros mundos.
Seu nome era Giordano Bruno, que, estimulado pela introdução do sistema heliocêntrico de Copérnico e tomado de um profundo gosto pela controvérsia, defendeu a ideia da pluralidade dos mundos.
É evidente que suas ideias não foram prontamente aceitas, já que o homem tem em sua natureza, talvez para se sentir seguro, a tendência de acreditar naquilo que é comprobatório ou palpável.
Entretanto, isso não foi empecilho para o desenvolvimento de sua teoria. Seu ponto de partida foi contestar com veemência as posições aristotélicas, favoráveis ao geocentrismo e à ideia da existência de um único mundo.
Acerca Do Infinito, Do Universo E Dos Mundos é uma obra que contribuiu sobremaneira para a Astronomia, pois, em razão de sua conclusão, hoje estamos cientes da amplitude do Universo e, mesmo que novas descobertas caminhem a passos lentos, é inegável que seu conteúdo nos legou a base necessária para explorarmos novas ocorrências.
Acerca Do Infinito, Do Universo E Dos Mundos, por meio de diálogos, mostra sua teoria de um Universo infinito e ilimitado em contraposição à ideia medieval que considerava a Terra como centro de tudo.
Acerca Do Infinito, Do Universo E Dos Mundos é uma das publicações que o levaram ao grande conflito com a Igreja Católica, instituição que ele questionou e afrontou desde muito jovem.
Bruno buscava incessantemente o conhecimento e, nessa aventura, foi fortemente influenciado por Platão e Hermes Trismegistos, que eram estudados na Itália no início do Renascimento. Recebeu também influência do alquimista catalão Raimundo Lulio (1235-1316), do qual apreendeu técnicas de memorização.
Gostava também dos escritos de Giovanni Battista, principalmente de sua obra sobre magia natural. Chamava muito a sua atenção, nessa área, a antiga religião egípcia do deus Thoth, escriba dos deuses e identificado com o deus grego Hermes pelos neoplatônicos.

 

 

Camisa “Espere Eu Acabar Esse Capítulo!”

Deixe uma resposta