Gilson Pôrto Jr. & Outros (Orgs.) – Media Effects Vol. V

Gilson Pôrto Jr., Nelson Russo De Moraes, Daniela Barbosa De Oliveira, Vilso Junior Santi & Leila Adriana Baptaglin (Orgs.) – Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo Vol. V: Newsmaking, Gatekeeping E Teoria Social

Chegamos ao vol. 5 de Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo focando em Newsmaking, Gatekeeping E Teoria Social.

Uma vitória para a construção coletiva na região norte e suas redes pelo Brasil e Exterior.

Articulando pesquisas de campo e investigações mais teóricas, os oito capítulos presentes no vol. 5 dedicam-se a aprofundar conceitos que problematizam situações evidenciadas na contemporaneidade e que passam a fazer parte da agenda permanente das Teorias da Comunicação e do Jornalismo.

Entendemos que os capítulos do livro são olhares múltiplos para as teorias do jornalismo adentrando em propostas diferenciadas, mas essenciais para o despertar do conhecimento na área comunicacional.

Desejamos que os que lerem essas produções aproveitem, reflitam, discutam e, se desejarem, contestem as proposições apresentadas e construa suas reflexões mediadas pelas teorias e pelas inquietações aqui presentes.

O capítulo 1, voltado para os estudos em Newsmaking: Os valores-notícia atualizados: os novos, originais e contemporâneos fatores de Harcup e O’Neill das autoras Marina Medleg Simon e Thaïs de Mendonça Jorge discute os principais focos dos estudos em newsmaking que são os critérios de noticiabilidade, o conjunto de fatores que determinam se um evento tem potencial para se tornar uma notícia.

No capítulo 2 Gatekeeping: do desenvolvimento da teoria às aplicações na pesquisa, Alberto Marques apresenta a teoria do gatekeeping e elencar algumas abordagens.

No capítulo 3 A importância da compreensão do processo de produção para o estudo do jornalismo audiovisual em dispositivos móveis: reflexões com base na teoria do Newsmaking das autoras Juliana Fernandes Teixeira e Denise Freitas de Deus Soares explicitam a importância da compreensão do processo produtivo para a investigação das práticas jornalísticas contemporâneas.

O capítulo 4 Jornalismo de capa e as teorias do Newsmaking e do agendamento na Folha de São Paulo de Gleisy Alencar, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior e Verônica Dantas Meneses traz os resultados da análise descritiva, analítica e de conteúdo das páginas de capa do Jornal Folha de São Paulo.

Já no capítulo 5 Os Movimentos Sociais e o papel ativo dos sujeitos: ponderações a partir dos Estudos Culturais e da Teoria das Mediações de Vilso Junior Santi e Adrián José Padilla Fernandez, os autores discutem a relação entre os Estudos Culturais, os Estudos de Recepção, a Teoria das Mediações e a Teoria dos Movimentos Sociais, através da tomada de consciência da importância do papel ativo dos sujeitos nesses processos.

No capítulo 6 Pensamento Comunicacional: contribuições da teoria social de Nicklas Luhmann, de Maria Ogécia Drigo, temos um trabalho atento acerca da teoria de Nicklas Luhmann que por possibilitar o redimensionamento da relação entre comunicação e sociedade, bem como a noção de representação e da produção de sentidos, vem na contramão de teorias da comunicação bem assentadas no meio comunicacional.

No capítulo 7 A lei de responsabilidade fiscal, a aplicação da teoria da comunicação e o desafio do fortalecimento da democracia no Brasil, Nelson Russo de Moraes trabalha com o resgate da importância da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) para a administração pública no Brasil.

E, por último, o capítulo 8: As imagens dos povos indígenas representadas em charges: preconceitos velados através do “efeito de terceira pessoa” de Adriano Alves da Silva e André Demarchi busca discutir as imagens dos povos indígenas representadas através de charges.

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Entendemos que os capítulos do livro são olhares múltiplos para as teorias do jornalismo adentrando em propostas diferenciadas, mas essenciais para o despertar do conhecimento na área comunicacional.

Desejamos que os que lerem essas produções aproveitem, reflitam, discutam e, se desejarem, contestem as proposições apresentadas e construa suas reflexões mediadas pelas teorias e pelas inquietações aqui presentes.

O capítulo 1, voltado para os estudos em Newsmaking: Os valores-notícia atualizados: os novos, originais e contemporâneos fatores de Harcup e O’Neill das autoras Marina Medleg Simon e Thaïs de Mendonça Jorge discute os principais focos dos estudos em newsmaking que são os critérios de noticiabilidade, o conjunto de fatores que determinam se um evento tem potencial para se tornar uma notícia.

No capítulo 2 Gatekeeping: do desenvolvimento da teoria às aplicações na pesquisa, Alberto Marques apresenta a teoria do gatekeeping e elencar algumas abordagens.

No capítulo 3 A importância da compreensão do processo de produção para o estudo do jornalismo audiovisual em dispositivos móveis: reflexões com base na teoria do Newsmaking das autoras Juliana Fernandes Teixeira e Denise Freitas de Deus Soares explicitam a importância da compreensão do processo produtivo para a investigação das práticas jornalísticas contemporâneas.

O capítulo 4 Jornalismo de capa e as teorias do Newsmaking e do agendamento na Folha de São Paulo de Gleisy Alencar, Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior e Verônica Dantas Meneses traz os resultados da análise descritiva, analítica e de conteúdo das páginas de capa do Jornal Folha de São Paulo.

Já no capítulo 5 Os Movimentos Sociais e o papel ativo dos sujeitos: ponderações a partir dos Estudos Culturais e da Teoria das Mediações de Vilso Junior Santi e Adrián José Padilla Fernandez, os autores discutem a relação entre os Estudos Culturais, os Estudos de Recepção, a Teoria das Mediações e a Teoria dos Movimentos Sociais, através da tomada de consciência da importância do papel ativo dos sujeitos nesses processos.

No capítulo 6 Pensamento Comunicacional: contribuições da teoria social de Nicklas Luhmann, de Maria Ogécia Drigo, temos um trabalho atento acerca da teoria de Nicklas Luhmann que por possibilitar o redimensionamento da relação entre comunicação e sociedade, bem como a noção de representação e da produção de sentidos, vem na contramão de teorias da comunicação bem assentadas no meio comunicacional.

No capítulo 7 A lei de responsabilidade fiscal, a aplicação da teoria da comunicação e o desafio do fortalecimento da democracia no Brasil, Nelson Russo de Moraes trabalha com o resgate da importância da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000) para a administração pública no Brasil.

E, por último, o capítulo 8: As imagens dos povos indígenas representadas em charges: preconceitos velados através do “efeito de terceira pessoa” de Adriano Alves da Silva e André Demarchi busca discutir as imagens dos povos indígenas representadas através de charges.

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